Página inicial > Últimas Notícias > Conheça os projetos de extensão e de iniciação científica premiados no Siepe
PESQUISA E EXTENSÃO

Conheça os projetos de extensão e de iniciação científica premiados no Siepe

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2019, 14h39 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2019, 15h18

Na quarta-feira (25) foi feita a premiação do VI Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe). Veja o resultado e as fotos ao fim da matéria.

Durante a semana foram apresentados trabalhos realizados entre agosto de 2018 e julho de 2019 pelos programas Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Pivic) e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex).

Esta edição no Câmpus de Palmas ocorreu de 23 a 26 de setembro e abrange estudantes e professores dos câmpus de Arraias, Miracema, Palmas e Porto Nacional. O Siepe ocorre em Gurupi, de 09 a 11 de outubro; e em Araguaína de 21 a 25 de outubro.

Repercussão

Com o projeto de “Preparação de peças anatômicas para implementação do Museu de Morfologia”, a estudante do sexto período de Nutrição, Andressa Dantas, ficou em primeiro lugar no Pibex. “Tudo é para que possamos implementar um museu universitário. Criar algo que é para a universidade, um ambiente de ensino para nós e que seja aberto também para a comunidade externa. Foi uma alegria muito grande receber esse prêmio. Um reconhecimento para algo que foi muito trabalhoso. Nos incentiva a produzir mais!”.

Orientadora do projeto, a professora Tainá Abreu explica que o projeto do Museu de Morfologia concatena o tripé ensino, pesquisa e extensão e abre espaço para a troca de saberes com a comunidade. “A alegria compartilhada por conquistar o primeiro lugar é o fruto de muito trabalho e dedicação de toda a equipe de alunos, técnicos e professores”.

O professor do curso de Psicologia, José Fernando Patino Torres, orientou o projeto “A Saúde Mental dos Estudantes da UFT-Câmpus de Miracema: Sobre a Mudança das Normas de Vida no Início da Vida Universitária”, premiado com o primeiro lugar do Seminário de Iniciação Científica na categoria Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes. Na ocasião, ele elogiou seu orientando: o estudante Daniel Berg.

“O meu orientando, Daniel Berg, sempre se destacou por aspectos que foram vitais para desenvolver um projeto sobre saúde mental, com apoio de uma equipe de discentes e professores da mais alta qualificação”.

Torres acrescentou que a premiação também é um reconhecimento institucional sobre a importância da saúde mental dos discentes da UFT. “Nesse sentido, o Daniel, o grupo Subjectivus do curso de Psicologia e o Programa de Promoção à Saúde e à Vida - Mais Vida continuarão trabalhando para criar novas formas de universidade que promovam o cuidado, o acolhimento e a realização integral da comunidade estudantil”.

Premiados

Seminário de Extensão

1° lugar – Preparação de peças anatômicas para implementação do Museu de Morfologia
Acadêmica: Andressa Dantas | Orientadora: Tainá de Abreu |