Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mostra de cinema é realizada em Palmas, Araguaína e Porto Nacional
Início do conteúdo da página
Gepa

Mostra de cinema é realizada em Palmas, Araguaína e Porto Nacional

Por Rosiene Cardozo | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 18h04 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 18h47

Será apresentada, hoje, no Câmpus de Palmas, a 1ª Mostra Itinerante e Semestral de Cinema e Audiovisual (Misca) organizada pelo Grupo de Estudos e Produção Audiovisual (Gepa). As edições serão apresentadas nas cidades de Palmas, Araguaína e Porto Nacional. Em Palmas, a edição conta também com uma apresentação de teatro e uma minipalestra com especialista em automutilação no Tocantins, a psicóloga Raphaella Pizani.

O estudante de Ciências Sociais e coordenador do Gepa, Nathan Alves, explica a importância e o que cada filme que será apresentado na Mostra quer explanar no campo acadêmico. "O filme 8 de Março é sobre assédio nas caronas que as universitárias da UFT experienciam todos os dias, o intuito é criar um espaço de debate e uma pesquisa sobre a violência de gênero. Com o filme Dor, fizemos uma imersão no que significa as dores tanto físicas quanto emocionais, nosso estudo de personagem experimental foi uma forma de por em debate no espectador o que é o sofrimento, fazer ele (o espectador) querer descobrir o que se passa com nossa personagem, porquê ela se automutila. E por fim, o filme de terror trash, intitulado Mec Mec, é um estudo acerca da juventude nas redes sociais, o como nos tornamos um espetáculo, assim abordando o conceito do "show do eu", destaca.

"O projeto e o filme Dor e Mec Mec foram apresentados no Paraguai, no XV Congresso Latino-Americano e Caribenho de Extensão Universitária, onde foram destacados pelo caráter inovador e a forma de produção de um cinema de qualidade com o orçamento. Ele se mantém através de rifas e doações de professores (custo da viagem para o Paraguai)", complementa Alves.

Ele acrescenta que "o cinema é mais que uma arte, é linguagem, tecnologia e ciência! Tem uma potencialidade de exploração de certos assuntos que nenhuma outra arte ou texto consegue. Ele desenvolve uma práxis do cinema, nele criamos arte e abrimos margens pra discussões complexas".

Para saber mais sobre os filmes que serão apresentados, acesse aqui.

Gepa

O Gepa é um projeto de extensão criado em março de 2018 por estudantes do Câmpus de Porto Nacional. Nos sábados, pela manhã, são feitos estudos acerca da teoria cinematográfica, estética fílmica e como funciona a produção cinematográfica. Nas tardes de sábado e domingo são gravados os filmes, são três filmes de curta metragem por semestre, nos mais variados gêneros, desde a ficção ao documentário. Os temas falados nos filmes são abordados em textos acadêmicos.

O intuito do projeto é estudar e criar cinema, envolver toda comunidade na produção dos filmes e propiciar debates e reflexões com as obras e explorar o cinema no seu sentido mais lato. O Gepa visa ser uma produtora de cinema e audiovisual dentro da universidade, e envolve toda comunidade local na produção. Foram gravadas curtas-metragem com estudantes da escola CEM Felix Camoa I e documentário com o Instituto.

Programação

Palmas: 25 de setembro - Auditório Cuica - 20h - Dor
Araguaína: 26 de setembro - Biblioteca - 20h - 8 de março
Porto Nacional: 27 de setembro - Centro de convenções Comandante Vincentão - 20h - Mec Mec

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página