Página inicial > Últimas Notícias > Trabalhos de mestrandos da UFT são premiados na Fecit 2019
Palmas

Trabalhos de mestrandos da UFT são premiados na Fecit 2019

Por Thuany Gonçalves | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 19h22 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 17h00

Apresentação do projeto ocorreu durante a edição 2019 da Fecit, em Palmas (Foto: Divulgação)Apresentação do projeto ocorreu durante a edição 2019 da Fecit, em Palmas (Foto: Divulgação)Desenvolver um produto que busque a valorização regional e da agricultura familiar foram os desafios dos mestrandos Maria Olívia Oliveira e Rômulo Morais, sob orientação da professora Glêndara Martins, para desenvolverem o projeto "Processamento e aproveitamento do araticum (Annona crassiflora Mart.) na forma de doce em pasta".

O trabalho foi apresentado na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit 2019), que ocorreu entre os dias 19 e 21 de setembro, no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), e recebeu a primeira colocação na categoria Pós-Graduação. Com a premiação, os integrantes representarão o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Tocantins (PPGCTA/UFT), no London Internacional Youth Science Forum (LIYSF), em 2020.

"O nosso foco era mostrar o que desenvolvemos no PPGCTA e desmistificar que a pesquisa é algo restrito. Nosso objetivo não é defender e guardar a dissertação, mas sim desenvolver uma pesquisa pensando na sociedade, na valorização da nossa região e cultura", detalha a mestranda Maria Olívia, ressaltando que o produto - feito de um fruto nativo do cerrado - está pronto para ser inserido no mercado, com um baixo valor calórico, se comparado a doces comercializados.

Para a professora Glêndara, o PPGCTA atua fortemente no estado do Tocantins e na região norte como um todo. "Desenvolvemos produtos que permitam a agregação de valor à matérias-primas ricas em nutrientes, gerando renda e promovendo a inserção social da pós-graduação, uma vez que muitas dessas culturas são extrativistas e sazonais, limitando sua inserção mercadológica sem estudo prévio", pontua.

Plant Map Palmas

Também na exposição da Fecit 2019, o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas (PPGMCS/UFT), Danilo Queiroz, sob orientação do professor Renato Torres, apresentou o projeto "Plant Map Palmas: Aplicativo em plataforma móvel para localização das árvores frutíferas , medicinais e ornamentais na área urbana de Palmas - TO". O trabalho dele ficou em segundo lugar na categoria Pós-Graduação.

De acordo com Queiroz, o projeto apresenta o desenvolvimento de um aplicativo móvel com uma solução para viabilizar a descrição e a localização georreferenciada das árvores em destaque. "Com o aplicativo, pretende-se aproximar as pessoas ao meio natural urbano e elevar a importância da preservação das árvores com o despertar dos benefícios que elas trazem ao ser humano, além de disponibilizar várias cartilhas e manuais de como plantar uma árvore no meio urbano da cidade, seguindo o manual de arborização e ainda, como fazer o uso medicinal com as folhas e cascas de alguma árvore em específico", explica.

Atualmente, o aplicativo possui mais de 30 mil árvores catalogadas por diversas áreas de Palmas.

O aplicativo já encontra-se disponível para download e uso do cidadão palmense, nos dispositivos com sistema Android, por meio da Play Store.

Instituições parceiras da Fecit 2019

A Fecit 2019 contou com a parceria da Universidade Federal do Tocantins e diversas instituições: Acipa, Anjo Azul, Apae, Bagatini English Course, Universidade Católica, Centro de Educação Inclusiva, Ceulp/Ulbra, Código Kid, Colégio Madre Clélia Merloni, Colégio Nabla, Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins (Fapt), Fecomércio, Fieto, IFTO, Impacttus, ITPAC, Itop, Laboro, Novitrine, Renapsi, Plataforma Cienciarte, Sebrae, Sedem, Seduc, Sescoop, Senac, Senai, Sesi, UMA e Unitins.

marcador(es): Palmas,Home,PPGCTA,PPGMCS