Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > IV Seminário Setembro Azul vai discutir vivências e desenvolvimentos da pessoa surda
Início do conteúdo da página
Porto Nacional

IV Seminário Setembro Azul vai discutir vivências e desenvolvimentos da pessoa surda

Por Virgínia Magrin | Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 13h19 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 13h19

O IV Seminário Setembro Azul será realizado essa semana, entre os dias 25 a 27 de setembro, em Porto Nacional. Os interessados em participar do evento ainda podem fazer sua inscrição clicando aqui. A taxa cobrada é de R$ 10,00. Este ano o tema em debate será as vivências e desenvolvimentos da pessoa surda.

O evento, organizado por professores e alunos do curso de Letras/Libras, no Câmpus de Porto Nacional, conta com uma vasta programação com rodas de conversas, passeios turísticos guiados, palestras e oficinas.

Para a professora e coordenadora do curso, Gabriela Otaviani Barbosa esse é um momento ímpar. Ela destaca que o setembro azul tem um significado muito importante para os surdos, pois marca as conquistas da comunidade. E disse que é preciso que as pessoas conheçam esses marcos e histórias: “O mês de setembro é um marco histórico  da conquista da nossa língua, que deve ser respeitada, assim como os surdos”.

História

A luta pelos direitos dos surdos é longa e conta com diversos fatos históricos importante, que a professora Gabriela fez questão de pontuar. Na Alemanha, por exemplo, no início da Segunda Guerra Mundial, Hitler, marcava os indivíduos que tinham algum tipo de deficiência, inclusive os surdos, com uma fita azul, para serem identificados e mortos pelos nazistas. Pois acreditavam que as pessoas com algum tipo de deficiência, eram incapazes. Esse fato foi o que gerou a escolha  da cor - o setembro seria azul.

Outro marco destacado por ela foi o de um Congresso realizado em Milão, no ano de 1880, onde o método de ensino votado foi o oralista. “Eles acreditavam que os surdos conseguiriam se desenvolver através do método, mas foi uma perda grande, pois a comunicação do surdo é visual e espacial, por isso a necessidade da Libras”, explica Gabriela. A professora segue contando que, absurdamente,  os surdos foram proibidos de usar a língua de sinais, porém eles se comunicavam escondidos, através de sua língua natural.

Depois de um tempo, já no Brasil, Dom Pedro convidou um professor surdo francês, Hernest Huet, para vir até o país, mais precisamente no Rio de Janeiro, onde foi criada a primeira escola de surdos, no ano de 1857, hoje conhecida como Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES. Essa criação foi no dia 26 de setembro. A partir de então a língua de sinais expandiu-se por todos os estados.

“Hoje temos a lei 10.436, que reconhece a língua de sinais como língua e garante também aos surdos, acessibilidade em universidades, saúde, justiça, em vários outros âmbitos públicos”, comemora Gabriela.

Com certeza as lutas não pararam e não vão parar, daí a importância de se discutir o tema em Seminários como esse. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo Instagram @librasufteventos, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Programação

Dia 25/09, IFTO

  • 08h às 09h30 – Roda de conversa: Libras no cotidiano do IFTO(Apenas os alunos do IFTO podem participar)

Dia 26/09, Auditório Convenções Vicente de Paula Oliveira

  • 08h às 08h30 – Inscrição
  • 08h30 – Abertura (1 - Coord. Letras: Libras – Rodrigo Augusto Ferreira, 2 - Diretora do Campus Porto Etiene , 3 - Coord. Roteiro Geo do turismo , 4 - Coord. Arte e Cultura surda Paulo César e 5 - Coord. do evento Gabriela Otaviani Barbosa)
  • 09h às 09h30 - Apresentação das produções culturais NEM (Núcleo de Estudos mímicos)
  • 09h30 – Relato experiência de leitura e escrita em Português como L2. Convidados professores: Rodrigo Augusto Ferreira, Vinicius Hidalgo Pedroni, Gabriela, Maria Inez
  • 10h30 às 11h30 – Debate
  • 14h às 17h - Série Crisálida (primeira série  brasileira em Libras e português que conta histórias de jovens surdos que enfrentam desafios em uma sociedade para ouvintes)

Dia 27, local: UFT do Campus Porto Nacional (Bloco X)

  • 09h às 11h30 – Oficinas em Libras
  1. Teatro e corpo (GRUPO NEM)| Sala 104
  2. Literatura Surda Thainã Miranda Oliveira| Sala 105
  3. ELiS Gabriela Otaviani Barbosa| Sala 106
  4. Oficina de Introdução à guia - intérprete de Libras Lelma Nunes Silva Barbosa e Thallyta Teixeira Silva | Sala 107
  5. Contextos desenvolvimentos de linguística em Libras na acessibilidade Vinicius Hidalgo Pedroni| Sala 101
  • 14h às 17h – Mesa redonda: Relato experiência roteiro Geo-Turístico em Libras | Convidados alunos: Daniela Barbosa de Morais Campos e Roney Vinicios Leite Pereira
  • 17h– Encerramento do evento

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página