Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT recebe R$640 mil para aquisição de equipamentos médico-hospitalares e de informática
INVESTIMENTOS

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 15h57 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 17h30

Ao todo, os Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh irão receber R$ 108 milhões

Superintendente do HDT-UFT e o presidente da Ebserh (Foto: Ebserh/Divulgação)Superintendente do HDT-UFT e o presidente da Ebserh (Foto: Ebserh/Divulgação)Os hospitais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) receberão, até dezembro, mais de R$ 108 milhões para investimento em estrutura física e tecnológica. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 10, pelo presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira, na abertura de um evento que reúne gestores da sede e das unidades vinculadas até quarta (11).

A liberação da verba se dará por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais – gerido pela Ebserh com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS) – e destinados a obras para reforma e melhoria estrutural e à renovação do parque tecnológico dos hospitais – que inclui equipamentos de infraestrutura, médico-hospitalares, de hotelaria hospitalar e de tecnologia da informação.

O superintendente do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), José Pereira Guimarães Neto assinou o contrato no valor de R$647 mil, no qual R$370 mil será utilizado na aquisição de equipamentos médico-hospitalares para o novo Centro Cirúrgico que está em reforma e os R$277 mil restantes serão investidos na compra de equipamentos de tecnologia da informação.

Para a consolidação desse planejamento, foi implementado um plano de investimentos que estabeleceu uma priorização de acordo com critérios técnicos, viabilizando as ações propostas. A iniciativa contou ainda com um contrato de objetivos – assinado pelo presidente da Ebserh e pelos superintendentes dos hospitais ao final do evento, na quarta-feira – que estabelece a responsabilidade dos envolvidos. Na prática, isso significa que uma obra, por exemplo, apenas receberá os investimentos após o comprometimento com o seu término, o que evitará o desperdício de dinheiro público.

Para Oswaldo Ferreira, o contrato é uma metodologia de trabalho que se reflete em uma expetativa real de crédito. “O que está registrado será cumprido, tanto da parte da sede quanto da parte dos hospitais. A próxima etapa é de assinarmos um contrato com previsão de ações para 2020 e isso será feito no mês de novembro. Isso significa atuar com antecipação, o que nos permitirá cumprir as diversas tarefas planejadas antecipadamente, priorizando o que deve ser realizado. O gestor tem que ter essa antecipação”, explicou Ferreira.

Sobre o evento

O Encontro da Alta Gestão da Rede Ebserh é realizado periodicamente e reúne a Diretoria Executiva da estatal e os superintendentes de todos os hospitais universitários federais vinculados à instituição. Durante a reunião, foram apresentados os avanços organizacionais alcançados no último semestre e os desafios a serem superados no próximo período. Além disso, os gestores tiveram a oportunidade de debater ações de Governança Pública, Compliance e Integridade.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Home,HDT-UFT