Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado Profissional em Educação e Editora da UFT lançam e-book nesta sexta (13)
EDUCAÇÃO

Por Samuel Lima| Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 13 de Setembro de 2019, 11h04 | Última atualização em Sexta, 13 de Setembro de 2019, 16h58

Às 21h30 desta sexta-feira (13), no Bloco H, sala 3, no Câmpus de Palmas, ocorre o lançamento do e-Book "Escritos de Si: vivências, histórias e saberes", organizado pelos professores Marluce Zacariotti e Damião Rocha, do Mestrado Profissional em Educação (PPPGE) do Câmpus de Palmas. De acordo com a professora Marluce, a publicação foi selecionada no Edital da Editora da UFT e reflete a produtividade do PPPGE, trazendo as histórias, as experiências e vivências, frutos de pesquisas do programa e suas conexões/interações com outras Universidades.

"Compilamos artigos que trazem abordagens relativas às linhas de pesquisa do programa, divididos em duas sessões: Histórias, formação e escritas de si; e Temas, textos e contextos”, informa Marluce, destacando que na primeira parte os autores e autoras abordam aspectos que refletem a história, memória, formação e construção identitária do e no PPPGE; "na segunda parte, os textos trazem abordagens de inúmeras temáticas constituintes do universo da educação refletidas nas várias disciplinas do programa. Entendemos que é fundamental apresentar à sociedade e ao meio acadêmico os resultados de pesquisa da pós-graduação e este livro contribui para que possamos cumprir este objetivo", complementa.

Para a organizadora, a obra traz a experiência de grupo jovem de pesquisadores a partir de um mestrado também ainda jovem, mas bastante articulado a outros programas, grupos e redes de pesquisa, que vêm desenvolvendo trabalho profícuo de formação e de pesquisa no Norte do Brasil.

Mestrado acadêmico

O Programa de Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE) também lançou recentemente uma obra  "Narrativas plurais e práticas educacionais", organizado pela professora Jocyléia Santana, publicado pela Editora da UFT. De acordo com a docente, a publicação reúne textos de professores da UFT, da Federal do Pará (UFPA) e Universidade do Amazonas, trazendo reflexões advindas de pesquisas concluídas tanto no Mestrado Acadêmico em Educação, na UFT, no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad/Amazônia) e noutras pesquisas que envolvem o fazer pedagógico e suas realidades interculturais.

Na apresentação da obra, Jocyléia destaca que "as narrativas realmente são plurais e cruzam fronteiras territoriais e simbólicas do Norte do Brasil. Enredos de hibridez cultural emergem à medida que os sentidos e os significados da pesquisa docente enunciam um trabalho cheio de altos e baixos, lamentos, choros, decepções, construções, relacionamentos com o Estado, com professores e alunos". Ainda, para a organizadora, as narrativas contidas em cada capítulo vão além do que está dito e são fruto da análise documental, da identidade dos sujeitos e das práticas narrativas. "O ato de narrar coloca em jogo um presente relativo a um momento e a um lugar e estabelece um contrato com o outro numa rede de lugares e de relações. É nessa teia que estão as táticas e as estratégias das práticas educacionais", reflete a organizadora.