Página inicial > Últimas Notícias > II Seminário Língua de Sinais do Sudeste do Tocantins mostra que surdez não é barreira
Inclusão

Por Virgínia Magrin/ Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 09h43 | Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2019, 10h08

Nos últimos dias 30 e 31 de agosto, a cidade de Arraias sediou o II Seminário Língua de Sinais do Sudeste do Tocantins, realizado no Câmpus da UFT. O evento foi totalmente acessível, com intérpretes de libras para surdoscegos e surdos, intérprete de gestos para os surdos que não tinham domínio da Libras e intérpretes de libras para o português para os ouvintes presentes.

O coordenador do Seminário, professor Vinícius Hidalgo Pedroni, explicou que o evento foi importante para que os ouvintes presentes tivessem um maior conhecimento dos assuntos tratados e vissem por outra perspectiva a comunidade surda. “Ao trazer palestrantes mestres e doutores surdos, mostramos que a surdez não é uma barreira para o desenvolvimento do individuo surdo, como muito ainda se pensa”, enfatizou o professor.

Pedroni destacou ainda, que essa representatividade é importante, já que existem surdos em Arraias e em comunidades próximas: “Ao verem palestras, oficinas com professores surdos, eles percebem que são capazes de se desenvolverem e futuramente serem eles a darem aula, fazerem pesquisas, enfim, o que quiserem fazer no meio acadêmico sem se sentirem excluídos”.

Outro ponto positivo destacado pelo professor, foi o público presente. A maioria era de estudantes dos cursos de Pedagogia, Matemática e Letras Libras, o que ajuda no conhecimento desses temas, já que esses futuros professores poderão se deparar com alunos surdos em suas salas de aula.

Programação

O   Seminário contou com diversas palestras e oficinas de professores de instituições como UFT, UnB, UFU e UEG que contribuíram para enriquecer o conhecimento do público presente nos temas propostos.

Esse foi o segundo ano do Seminário e os preparativos para o próximo já começaram. A equipe já pensa em novos temas para tratar no próximo ano, no que diz respeito às reflexões sobre a Libras, os indivíduos surdos e a sociedade.

Confira o vídeo gravado pela aluna do 6º período de Letras Libras, Câmpus de Porto Nacional, Iara Almeida, clicando aqui. Confira abaixo, uma galeria de fotos do Seminário.

marcador(es): Arraias,Home