Página inicial > Últimas Notícias > Pós-graduandos desenvolvem projetos para trabalhar ODS com comunidades de Palmas
PPGDR

Por Neuracy Viana (PPGDR) | Revisão: Samuel Lima (Sucom UFT) | Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 11h13 | Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 11h13

Atividades são desenvolvidas por turmas de mestrado e doutorado matriculados na disciplina Seminários II do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, da UFT

Vinte e cinco alunos dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins (PPGDR/UFT) começam a colocar em prática sete projetos sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e suas 169 metas, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que devem ser atingidos globalmente até 2030. Todos os projetos foram desenvolvidos pelos estudantes, que trabalham divididos em grupos, e apresentados dentro das atividades das disciplinas Seminários I e II.

Por meio do projeto de extensão Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): atores e ações locais para compreensão e apropriação da Agenda 2030, o PPGDR-UFT cumpre seu papel social na comunidade, e incentiva a formação de multiplicadores para o fortalecimento das ações de implementação da Agenda 2030 no Tocantins.

O projeto teve início em abril deste ano e consiste na realização de ações de sensibilização, nivelamento e envolvimento dos palmenses em relação ao tema. Para tanto, no primeiro semestre foi trabalhada, na disciplina, a compreensão dos ODS. Com isso, a ideia é que os participantes possam contribuir com práticas efetivas, no sentido de incentivar a criação de medidas ousadas e transformadoras para a implementação da Agenda estabelecida pela ONU, no sentido de empoderar os cidadãos multiplicadores a participarem ativamente do processo, por meio de ações efetivas de engajamento para a apropriação temática.

Ação

Dentro dessa proposta, a primeira ação já será realizada no próximo dia 12 de setembro, em Palmas, com um encontro para tratar sobre a implementação do Centro de Desenvolvimento Regional na Região Metropolitana de Palmas na Perspectiva da Agenda 2030. O evento acontecerá às 10 horas, no prédio da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), localizado à Quadra 301 Norte, Avenida Theotônio Segurado, Plano Diretor Norte.

O projeto de extensão do PPGDRT, além de contar com parcerias internas na Universidade, tem o apoio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), e do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU).

A ideia é que esta iniciativa faça grande diferença na cidade e região, em razão da possibilidade da efetiva contribuição para o planejamento local. Conforme salienta a coordenação dos trabalhos, que tem à frente os professores doutores João Aparecido Bazzoli e Waldecy Rodrigues, as ações propostas terão cunho de amadurecimento da sociedade na condução das discussões públicas, especialmente no âmbito urbano; e visam essencialmente propiciar o exercício da democracia participativa fora do campo institucional.

marcador(es): Palmas,Home,PPGDR