Página inicial > Últimas Notícias > Acadêmico indígena defende TCC na Aldeia José Brito
Miracema

Acadêmico indígena defende TCC na Aldeia José Brito

Por Rosiene Cardozo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 20 de Agosto de 2019, 16h04 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 17h10

Nesse sábado (17), o acadêmico Marcos Aurélio Swate Xerente, do curso de Serviço Social, Câmpus de Miracema, defendeu seu trabalho de conclusão de curso na Aldeia José Brito, na Terra Indígena Xerente, onde o estudante viveu com sua família e avós. O TCC sob o título "Desafios Indígenas na educação formal e no ensino superior: reflexões a partir da história de vida", orientado pela professora e antropóloga Reijane Pinheiro da Silva, do Câmpus de Palmas.

A anciã da aldeia e o tio do acadêmico ressaltaram os desafios que os Akwẽ/Xerente enfrentam para chegar até a universidade e concluir os estudos, uma vez que seus mundos e saberes são muito diferentes dos demais e nem sempre são valorizados e reconhecidos. Destacaram as distâncias, as dificuldades econômicas, mas também agradeceram à UFT, em nome dos professores presentes, pela possibilidade aberta aos indígenas que, diante do contexto atual, precisam se apropriar de espaços como a universidade para garantir seus direitos, a proteção de suas terras e a sua sobrevivência.

O aluno apresentou um trabalho que traz uma reflexão em primeira pessoa sobre a sua experiência com a educação escolar e superior, contribuindo para se pensar e refletir as diferenças entre os dois universos culturais que se encontram no espaço da UFT.

A banca avaliadora foi composta pela professora Dr.ª Rosemary Negreiros de Araújo, do curso de Serviço Social, do Câmpus de Miracema; e pelo professor Dr. Héber Rogério Grácio, do curso de Medicina, do Câmpus de Palmas.

marcador(es): Miracema,Home,Serviço Social