Página inicial > Últimas Notícias > Seminários sobre criação e conservação de abelhas ocorrem nesta quinta (15) e sexta (16)
araguaína

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 13h13 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 11h41

Ocorrem simultaneamente, nesta quinta (15) e sexta-feira (16), o VIII Seminário Estadual de Apicultura, o II Seminário Estadual de Meliponicultura e o VIII Encontro das Associações de Apicultura e Meliponicultura. Organizados pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Tocantins (Seagro) e parceiros, as atividades serão realizadas no Câmpus de Araguaína – unidades Cimba e EMVZ. As vagas são limitadas, abertas a quaisquer interessados e as inscrições, gratuitas. Haverá emissão de certificado de participação.

Para participar, basta acessar e preencher o formulário de inscrição.

Palestras, oficinas e mesa-redonda

O evento contará com pesquisadores de destaque no meio, ocasião em que serão ministradas três palestras abordando temas relevantes para o desenvolvimento da criação e conservação de abelhas. Ainda, serão ministradas três oficinas sobre manejo, produtos das abelhas e elaboração de cosméticos, além de uma mesa-redonda abordando casos de sucesso.

Para Rômulo Rizzardo - professor coordenador do Grupo de Estudos em Abelhas no Tocantins (Geato), Câmpus de Araguaína, e um dos organizadores dos seminários -,  a realização desta edição do evento no norte do Estado visa estimular a cadeia da apicultura na região. "O público-alvo são, especialmente, os apicultores do Tocantins, mas, também, pessoas interessadas em nossos estados vizinhos - Maranhão, Pará e demais. No evento, iremos propor eixos de discussão com palestras bastante específicas, de relevância para a área e cujos temas exigem um debate técnico", esclarece o professor.

Abelhas e agrotóxicos

Entre as palestras programadas para o primeiro dia, uma delas abordará temática bastante procurada na conjuntura atual: a relação entre os polinizadores e os pesticidas. O diálogo será conduzido pelo professor Breno Magalhães Freitas, da Universidade Federal do Ceará (UFC). "O Dr. Freitas já estuda o assunto há anos, possuindo muito conhecimento sobre isso. Com abelhas, ele trabalha desde 1984 - e, há pelo menos uma década, vem acompanhando, mais de perto, essa questão do uso dos inseticidas", frisa Rizzardo.

Freitas pesquisa, entre outros assuntos, a eficiência, criação e manejo dos polinizadores na agricultura, bem como questões relativas a agrotóxicos na saúde e polinização das abelhas.

Biodiversidade e conservação

Já a palestra com a professora Favízia Freitas de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tratará da diversidade de espécies de abelhas nativas. "A Dra. Favízia é uma referência, no Brasil e no exterior, na questão da identificação das espécies nativas. Trabalha com abelhas sem ferrão, abelhas solitárias e, entre outras atividades, é também a curadora da coleção de invertebrados terrestres do Museu da UFBA", ressalta Rizzardo.

A pesquisadora vem estudando a taxonomia das abelhas polinizadoras de diferentes culturas agrícolas brasileiras, atuando, por exemplo, em projetos de conservação e manejo de polinizadores na agricultura sustentável.

Confira a programação: