Página inicial > Últimas Notícias > UFT e Ucebol (Bolívia) discutem termo de cooperação internacional
parceria

UFT e Ucebol (Bolívia) discutem termo de cooperação internacional

Por Daniel dos Santos/ Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 09h39 | Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 10h43

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu, nesta quinta-feira (8), a comitiva da Universidad Cristiana de Bolivia (Ucebol) para discussão de termo de cooperação entre as duas instituições. A instituição privada boliviana possui cerca de 4 mil estudantes brasileiros, principalmente nas áreas de saúde.

Intermediado pelo professor Valdir Odorizzi, do colegiado de Medicina, o encontro teve a presença do reitor Luís Eduardo Bovolato, da vice-reitora Ana Lúcia de Medeiros e representantes das pró-reitorias de Graduação e de Pós-Graduação e Pesquisa, além da Coordenação de Relações Internacionais (Relinter).

Através da exibição de um vídeo institucional, o reitor apresentou o desenvolvimento da UFT nesses 16 anos de história. Na avaliação de Bovolato, as instituições têm experiências interessantes para agregarem à outra. “Tenho certeza de que esse contato será muito produtivo”.

Demandas da cooperação

Entre as demandas discutidas estão mobilidade acadêmica, revalidação de diplomas ou dupla titulação, pós-graduação, internato e residência.

O professor Valdir também apresentou a possibilidade de implantação de um hospital de médio porte, no valor aproximado de R$ 12 milhões, com gestão compartilhada entre ambas as instituições.

O reitor da Ucebol, Soo Hyun Chung, comentou a expectativa de firmar o primeiro convênio com uma instituição federal. “Esperamos levar um acordo e que possamos levar também uma boa notícia para nossos jovens brasileiros que estudam com a gente”.