Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia dos Pais: UFT parabeniza os pais de sua comunidade acadêmica
Início do conteúdo da página
especial

Dia dos Pais: UFT parabeniza os pais de sua comunidade acadêmica

Por Gihane Scaravonatti/ Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 09h34 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 15h06

Pai: substantivo infinito indefinido. Porque pai não é definição estática, fechada, nem nasce de “molde”. Pais são muitos, variados, e se constroem pouco a pouco, no amor, compromisso e dedicação às “crias”. Há quem tenha pai brincalhão, pai carrancudo. Pai tímido, calado ou aquele que “tagarela pelos cotovelos”. Quem tenha num avô, num tio - mesmo num professor - a figura maravilhosa de um pai. Há quem tenha a sorte de ter o amor de dois pais. Ou quem encontrou no padrasto um verdadeiro pai. Tem muita mãe que é pai. Tem, ainda, o pai que já partiu, mas deixou mais que saudade: inspiração. Tem também outros tantos pais, de outros tantos jeitos. Não é questão de sangue: é de colo, de empatia, confiança e mais.

A UFT, já celebrando o Dia dos Pais que ocorre neste domingo (11), dedica sua admiração por todas as figuras paternas – em especial, as que integram nossa comunidade acadêmica. Trouxemos, para a ocasião, a história do Paulo Guelpeli e também a do Mateus Santos. O primeiro pai, com os três filhos crescidos, agora volta ao ambiente universitário para realizar uma vontade antiga de cursar Pedagogia. O segundo, pai de seis, sonhava em ver todos os filhos formados – e conseguiu. Venha, com a gente, conhecê-los!

#PartiuFederal: com os filhos criados, pai realiza seu sonho antigo por graduação

Paulo Pércio Quintanilha Guelpeli, 55 anos, é formado em Sistemas de Informação e trabalha na área. Atualmente, é também estudante de Pedagogia na UFT, Câmpus de Palmas. Prestes a iniciar o 2º período do Curso, Guelpeli relata estar, há tempos, acalentando o sonho por essa segunda graduação.Paulo Guelpeli, estudante de Pedagogia na UFT (Foto: Gihane Scaravonatti)Paulo Guelpeli, estudante de Pedagogia na UFT (Foto: Gihane Scaravonatti)

“Gosto da área desde a adolescência, quando minha mãe, na época, fez Pedagogia. Datilografava os trabalhos para ela. A partir dos 17, comecei a trabalhar com crianças, na evangelização. Hoje, na área de Sistemas, já preparei a parte didático-pedagógica de capacitações na área. Cheguei ainda a dar aula de Informática em escola, faculdade...”, conta.

Pai de três – Vinícius, Heloísa e Mariana -, ele conta com o carinho e incentivo dos filhos nesta nova etapa, em que se vê envolto em aulas, seminários, provas e novos amigos – em grande parte, com idades próximas a de seus filhos.

Felicidade do pai é também a dos filhos

A caçula Mariana se diverte com a rotina do pai universitário. “Há muito tempo eu sabia que ele queria fazer outra graduação. Acho bacana! Conheci os amigos dele de faculdade e já fiquei amiga deles também. Ele sempre teve este jeito jovem, mas, agora, está todo ‘metido’, na Federal e tal!”, brinca.

A filha Heloisa, egressa da primeira turma de Direito da UFT, se diz orgulhosa em ver o pai voltando a estudar - e, ainda, na mesma universidade pública em que ela se formou. “É muito legal ver meu pai adentrando uma realidade em que eu já estive. A UFT mudou muito desde a fundação, melhorou bastante e é prazeroso ver meu pai usufruir de ações que eu vi sendo implantadas”.

Paulo e as filhas Heloísa (e) e Mariana (Foto: Gihane Scaravonatti)Paulo e as filhas Heloísa (e) e Mariana (Foto: Gihane Scaravonatti)Numa fase mais tranquila da vida, com os três filhos já “criados”, Guelpeli se dedica, agora, com alegria a um desejo que, por rotinas pessoais e profissionais, não lhe foi possível realizar noutro momento. “É uma felicidade estudar na UFT, estar, pela primeira vez, em uma Universidade Federal. E estou fazendo Pedagogia com muito gosto!”, enfatiza.

#SouUFT: o orgulho de um pai pelos quatro filhos formados

Mateus Martins dos Santos, 71 anos, é de Iporá, Goiás. Tem seis filhos já adultos: todos com formação superior, e quatro desses graduados em Engenharias na UFT.

“Minha esposa Diva e eu nos esforçamos ao máximo para a formação educacional de nossos filhos, queríamos dar a eles a melhor educação possível - mesmo com o nível financeiro de dois profissionais com Ensino Fundamental”, relata.Mateus e Diva, pai e mãe de quatro egressos da UFT (Foto: Mateus Santos/Arquivo pessoal)Mateus e Diva, pai e mãe de quatro egressos da UFT (Foto: Mateus Santos/Arquivo pessoal)

Os filhos – Karla, Mateus, Ricardo, Marla, Samara e Beatriz – mantiveram-se unidos entre si e aos pais para trilharem, com sucesso, o longo percurso acadêmico.

“No início, foi bem difícil. Meu pai era eletricista de carro. Minha mãe, professora de Primário. Mateus, meu irmão mais velho, quando já formado e trabalhando na área, passou a ajudar nossos pais com as despesas dos filhos. Quando o Ricardo se formou, também começou a contribuir no custeio de todos – e por aí foi!”, conta Marla, Engenheira de Alimentos pela UFT.

Comemorou calourada dos filhos com cabelo raspado ou moicano

A engenheira, e hoje também pesquisadora do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi), descreve o apreço do pai pela trajetória dos filhos e também pela UFT: “Meu pai é ‘mega’ orgulhoso! Sempre vibrou muito com nossas conquistas e as oportunidades que a graduação nos proporcionou. Por isso, ele é tão grato à UFT.”

A alegria de Santos pela realização dos filhos sempre foi muito celebrada. “Todos as vezes em que um passava no vestibular, meu pai raspava o cabelo. Quando foi a minha vez, pedi algo diferente: então, ele fez um moicano!”, revela Marla, gargalhando.

Pai, mãe e filhos no casamento da filha Marla. Em ocasiões especiais, conseguem reunir toda a família (Foto: Marla Mateus/Arquivo pessoal)Pai, mãe e filhos no casamento da filha Marla. Em ocasiões especiais, conseguem reunir toda a família (Foto: Marla Mateus/Arquivo pessoal)Para Mateus Santos, a graduação dos filhos representa uma realização pessoal. É a concretização da vontade de ter estudado, não ter tido a oportunidade quando jovem* – pelos obstáculos da vida -, mas sentir a emoção da conquista do diploma acadêmico por meio dos filhos. “Pudemos nos sentir, Diva e eu, dois goianos se realizando através da UFT, na formação de Ricardo, Marla, Samara e Beatriz”.

*anos mais tarde, motivado pelos filhos, Santos retomou os estudos no Ensino Básico, chegou à graduação e, aos 64 anos, formou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Uma carta de agradecimento; um vídeo de retribuição

Há uns meses, Mateus Santos enviou uma carta endereçada ao reitor e demais servidores da UFT, para expressar agradecimento pela graduação de seus filhos. A ação emocionou servidores. Confira a resposta do reitor, Luís Eduardo Bovolato, em retribuição ao carinho dedicado por Santos à Universidade:

 

Programações para os pais funcionários e servidores

Para homenagear os pais pela data, a Reitoria e os câmpus de Palmas e de Miracema organizaram uma programação para esta sexta-feira (09):

Na Reitoria, no período da manhã, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progedep) entregará cartões e brindes aos pais dos setores.

No Câmpus de Miracema, ocorre café da manhã nas salas das coordenações de cursos.

No Câmpus de Palmas, estão programadas atividades para o período da tarde:

  • das 14h30 às 16h30 - Pais e filhos em uma excursão pelos laboratórios da Saúde;
  • das 16h30 às 18h - ações de integração para pais e filhos, promovidas pelo Grupo de Escoteiro do Tocantins.

O ponto de encontro é o auditório Cuica. Os organizadores recomendam que se leve garrafinha d’água e lanche para as crianças participantes.

 

registrado em:
marcador(es): Home,Sucom,valorização
Fim do conteúdo da página