Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFT lança livro sobre reestruturação capitalista, nesta quarta (07)
Início do conteúdo da página
Miracema

Professor da UFT lança livro sobre reestruturação capitalista, nesta quarta (07)

Por Thuany Gonçalves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2019, 15h15 | Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2019, 16h31

Nesta quarta-feira (07), o professor Márcio Antônio Lima fará o lançamento do livro de sua autoria “O ensino de filosofia num contexto de reestruturação capitalista: ainda é possível um processo ensino-aprendizagem crítico participativo? “. O evento terá início a partir das 19h, no Auditório do Câmpus de Miracema, e é aberto ao público.

Durante a apresentação, cinco estudantes do primeiro período do curso de Pedagogia, da disciplina “Introdução à filosofia” e, do quinto período, da disciplina “Projeto de Estágio”, debaterão com um dos prefaciadores do livro, Professor Carlos Eduardo Panosso, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Para o professor Lima, a escolha das turmas se deu porque os alunos da disciplina “Introdução à filosofia”, estudam durante o semestre as correntes filosóficas. “Há, no livro, uma experiência eminentemente prática na defesa que o autor faz da sua opção epistemológica para o trabalho com o ensino. Os estudantes do quinto período, na disciplina "Projeto de Estágio", exercerão a docência no próximo período em "Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", temática presente na obra, no caso, a leitura e produção de texto", detalha o professor. 

Resumo do livro

"A obra oferece uma reflexão teórica de envergadura e traz um bom exemplo de pesquisa que trabalha com a concepção de teoria como expressão da prática. O autor possibilita ao leitor a apropriação do processo de produção na perspectiva da sistematização coletiva do conhecimento. O livro é fundamental para aqueles que, cotidianamente, enfrentam os desafios em desenvolver uma prática pedagógica no ensino de Filosofia e que buscam ultrapassar a mera informação em vista à reflexão crítica e consciente dos problemas do nosso tempo. Da mesma forma, sua leitura é essencial para os que pretendem desenvolver um trabalho de pesquisa na modalidade pesquisa-ensino, apoiado na concepção da teoria como expressão da prática. Trata-se, sem dúvida, de um dos bons exemplos dessa modalidade e abordagem de pesquisa".

registrado em:
Fim do conteúdo da página