Página inicial > Últimas Notícias > Profissionais do HDT-UFT interagem em atividades externas ao ambiente de trabalho
INTEGRAÇÃO

Por Daianni Parreira/ Revisão: Paulo Aires | Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 12h01 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2019, 16h03

As iniciativas “Partiu cinema” e “Movi-mente-se” ocorreram neste mês de julho com objetivo de melhorar o clima organizacional e fortalecer os vínculos de amizade entre os colaboradores.

Intituladas “Partiu cinema” e “Movi-mente-se”, as atividades surgiram por iniciativa dos próprios profissionais do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) com intuito de integrar os trabalhadores em um ambiente externo ao Hospital Universitário (HU). A instituição faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e oferta atendimentos especializados em doenças infectocontagiosas e parasitárias, no município de Araguaína (TO).

A psicóloga Satila Evely explica que essas ações tendem a melhorar o clima organizacional da instituição. “De maneira bem simplória o termo é definido como a percepção que as pessoas têm sobre a organização. Ações de integração são importantes para a melhoria do clima e da satisfação no trabalho. Bem como, as atividades que visem a melhoria na qualidade de vida dos colaboradores”, disse.

O técnico em segurança do trabalho, Manoel Joaci, falou como surgiu o projeto contínuo “Movi-mente-se”: “Em conversa com um grupo de pessoas do hospital, nós escolhemos a quinta-feira, às 19h30, para nos reunirmos na Via Lago a fim de podermos agregar as pessoas por meio de atividades físicas e entretenimento. Muitos colegas vieram de outros Estados e não têm família aqui. Então é um momento de fortalecer a amizade; fazermos uma caminhada juntos e após o exercício nos reunirmos para conversar. O convite está aberto para todos os trabalhadores e trabalhadoras do hospital”.

O “Partiu Cinema” teve sua primeira edição nesta terça-feira (30). A nutricionista Genice Oliveira de Souza após encontrar as colegas de trabalho Nadja Barros e Lívia Braga no cinema da cidade, em conjunto decidiram organizar uma sessão especial que envolvesse os empregados e familiares. Deste modo, Genice articulou com a gerência do cinema uma sessão fechada para o hospital com preço promocional.

“Em apenas uma noite e uma manhã, aproximadamente 70 pessoas demonstraram interesse em participar do evento. Cinema é magia, é rir, chorar, se solidarizar, se transportar a um mundo que por um pequeno período de tempo passa a ser o nosso também. É se encantar até mesmo com uma criança que não se cansa de relatar os fatos enquanto assiste a um filme. A felicidade nos aproxima e nos faz cada vez mais um só grupo. Espero que tenhamos mais momentos felizes como esse”, finalizou, prometendo novas edições.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Home,HDT-UFT