Página inicial > Últimas Notícias > Instituto de Atenção às Cidades da UFT é voltado à Pesquisa e à Extensão
IAC

Instituto de Atenção às Cidades da UFT é voltado à Pesquisa e à Extensão

Por Rosiene Cardozo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 17h15 | Última atualização em Quinta, 01 de Agosto de 2019, 17h15

O Instituto de Atenção às Cidades (IAC) é um órgão de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Tocantins. Conta com os professores mais empreendedores do curso de Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Arquitetura e Urbanismo e Ciência da Computação. Foi criado em 2015 com a proposta de “pegar” tudo que a UFT faz e servir às cidades. É composto por professores, técnicos, alunos estagiários e ex-alunos.

Felipe Azevedo, presidente do IAC, relata de qual necessidade partiu a criação do instituto. “Nós olhávamos para fora da universidade e ficávamos bastante descontentes, nossos municípios têm muitos problemas, e isso gera um descontentamento, estudamos tanto, e para quê estudar se não for para mudar o cenário? E olhando para dentro da universidade, víamos o descontentamento dos professores, técnicos, servidores e alunos. Decidimos então resolver os dois problemas, nós vamos para fora mostrar o potencial da ciência e trazer recursos financeiros para dentro da universidade”.

O foco das pesquisas e serviços do Instituto é em torno de quatro áreas em que a Universidade Federal do Tocantins é bem reconhecida: meio ambiente e recursos hídricos; infraestrutura e mobilidade urbana; energia; e tecnologia da informação. Os principais serviços disponibilizados são: planos diretores municipais, regularização fundiária, cadastro territorial, planta genérica de valores, otimização de serviços públicos, planos de resíduos sólidos, planos de mobilidade urbana, avaliação de segurança de barragens, desenvolvimento de sistemas de informação e de apoio à decisão, pareceres técnicos, etc. Esses projetos são uma forma alternativa para financiamento de pesquisas, projetos de inovação e tecnologia do instituto.

O instituto conta com a parceria do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE-TO), o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO) e a Associação Tocantinense de Municípios (ATM).

"O intuito do instituto é fazer pesquisas e extensão que deem retorno à sociedade e formar estudantes para que saiam da sala de aula mais preparados e maduros", finaliza o presidente do IAC.

Saber mais, acesse o site do instituto através do link. O IAC está localizado no Bloco B, sala 8, Câmpus Palmas.