Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão lança livro com participação de 32 autores pela UFT
Tocantinópolis

Projeto de Extensão lança livro com participação de 32 autores pela UFT

Por Thuany Gonçalves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 17h16 | Última atualização em Terça, 09 de Julho de 2019, 08h07

Reunindo textos de 32 autores participantes do projeto Clube da Leitura, o lançamento do livro ‘Ler e escrever na prisão: experimentações em Tocantinópolis’, foi realizado no início deste mês de julho. O livro é fruto do Projeto de Extensão, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).

A parceria entre o Projeto de Extensão e a Cadeia Pública iniciou-se em junho de 2017, com o objetivo de promover atividades educativas e culturais. Após a estruturação do espaço físico, o Clube da Leitura iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2018. Assim, as pessoas que cumprem pena têm a oportunidade de participarem de oficinas e fazerem a leitura de um livro a cada mês. Ao final, escrevem uma resenha do que foi lido.

A parceria com a Proex possibilitou ao projeto o lançamento da obra que retrata a trajetória do primeiro ano do Clube da Leitura, com textos de extensionistas, professoras da UFT, agentes penitenciários, presos que cumprem pena e o diretor da Cadeia Pública de Tocantinópolis, todos envolvidos com o projeto.

O lançamento do livro na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Tocantinópolis, foi no último dia 03. O momento contou com a apresentação da obra, discussão da temática com os que estavam presentes e, ainda, o depoimento de dois presos que cumprem pena na unidade e participam do livro como escritores.

Para a professora Aline Campos, coordenadora do projeto, a semana de lançamento do livro foi para colocar em foco a discussão sobre a educação e a prisão. “Apresentamos o livro e abrimos para fala das diversas pessoas que fazem parte dessa parceria. Na oportunidade, ouvimos o depoimento de dois presos que cumprem pena na unidade e participaram do livro como escritores,” destaca.

O livro ‘Ler e escrever na prisão: experimentações em Tocantinópolis’, também foi lançado na Cadeia Pública do município e na Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Estado do Tocantins (Esgepen), em Palmas.

Além da Proex, o Projeto conta com a parceria do Ministério Público, Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Secretaria de Cidadania e Justiça e Prefeitura Municipal de Tocantinópolis.