Página inicial > Últimas Notícias > Alunos da UFT visitam comunidade quilombola Barra da Aroeira

Alunos da UFT visitam comunidade quilombola Barra da Aroeira

Por Vinicius Venâncio | Supervisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 01 de Julho de 2019, 14h24 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 15h13

Alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizaram, neste último domingo (30), uma visita à comunidade quilombola Barra da Aroeira. Os estudantes foram à comunidade pela disciplina de Articulação e Prática em Projetos de Extensão para ministrar uma oficina do Programa de Extensão Raios de Sol. A disciplina é ofertada pelo curso de Administração da UFT, mas aberta para todos os cursos da UFT.

Idealizada pelo professor Édi Benini, a disciplina é aberta para todos os cursos da UFT. Realizada em caráter experimental, no próximo semestre será ofertada em parceria com a professora Thaíse Nardim, do curso de Teatro. Segundo Benini, que é coordenador do projeto Rios de Sol, a oficina buscou atender, simultaneamente, as aspirações da comunidade e fortalecer as ações de extensão da UFT.

"Estamos desenvolvendo nos alunos uma postura de proatividade, capacidade de trabalho em grupo, de improvisação e de sensibilização para o papel fundamental da Universidade: socializar e traduzir conhecimentos e pesquisas, para atender as necessidades da sociedade, em especial, de comunidades carentes, cumprindo assim a sua primordial função social, promover o bem-estar e o desenvolvimento sustentável”, esclareceu Benini.

As atividades se concentraram na apresentação de propostas de investimentos do projeto, que permitirá a execução dos projetos que compreendem a construção da central administrativa, moradias ecológicas, casa da farinha, aquisição de equipamentos e insumos para as culturas agroecológicas, formação do núcleo de bioconstrução e viabilidade do núcleo de logística.

Os investimentos são viabilizados por meio do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza do Tocantins e executados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), em parceira com o Núcleo de Economia da UFT, Unitins, IFTO, Associação Via SOT, Comsaúde e a Escola Família Agrícola de Porto Nacional.

Raios de Sol
O objetivo central do Programa Raios de Sol é a superação da pobreza e da vulnerabilidade social da comunidade quilombola Barra do Aroeira. O projeto se constitui com a formação de uma cooperativa integral, a saber, um tipo de empresa social multissetorial, baseada nos preceitos e diretrizes da autogestão societal, de solidariedade, da igualdade substantiva, do uso compartilhado e sustentável de recursos e da promoção do bem-viver das pessoas.

Confira mais fotos na Galeria: