Página inicial > Últimas Notícias > Reitor participa de reunião de grupo de apoio às universidades na Câmara dos Deputados
EM BRASÍLIA

Por Bruna Santos | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quinta, 27 de Junho de 2019, 15h58 | Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2019, 15h08
// // //

O reitor da Universidade Federal do Tocantins, Luís Eduardo Bovolato, participou nesta quinta-feira (27), na Câmara dos Deputados, em Brasília, de uma reunião de um grupo de trabalho vinculado à presidência da Câmara e com objetivo de dar apoio às demandas das universidades. O grupo é composto por reitores da região norte do Brasil e debate questões relacionadas às políticas públicas para a Educação e interlocução com o Ministério da Educação (MEC).

Reunião com reitores da região norte foi na Câmara dos Deputados (Foto: Zaira Nascimento/Divulgação)

Segundo o reitor Bovolato, a reunião foi bastante produtiva. "É um grupo que conhece a universidade; a nossa expectativa é bastante positiva, uma vez que esse grupo tenha maior poder de interlocução somada a força da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes) na defesa dos interesses das universidades", disse.

Dentre as pautas debatidas no grupo estão questões ligadas à Gestão Universitária, Acesso/Permanência/Sucesso na Graduação, Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e Compromissos do Ensino Superior com a Educação Básica. Os reitores tiveram a oportunidade de mostrar a situação geral das universidades e a dificuldade que vêm enfrentando no quesito financiamento, demonstrando a importância de um planejamento estratégico de apoio para o funcionamento das instituições.

As universidades da região Norte são poucas, ainda que estejam em um espaço que ocupa mais da metade do território brasileiro. As assimetrias das Região Amazônica são comuns, a ideia do grupo é buscar alternativas e fortalecimento da região, estabelecendo interlocução com aqueles que podem colaborar nas demandas, como o próprio MEC.

Além de Bovolato, participaram do encontro os dirigentes de universidades Miryam Myrian (UFMT), Guida Aquino (UFAC), Jefferson Fernandes (UFRR), Marcel Botelho(UFRA), Emmanuel Tourinho (UFPA), Maurilio Monteiro (UNIFESPA); participaram da reunião ainda integrantes do Grupo de Trabalho Roberto Sales, Thompson Maris, Eliane Supertti, Ricardo Martins e Renato Gilioli.

marcador(es): Gestão UFT