Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisador apresenta resultados de pesquisa sobre identidade tocantinense em músicas regionais
Início do conteúdo da página
PPGCOM PESQUISA

Pesquisador apresenta resultados de pesquisa sobre identidade tocantinense em músicas regionais

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2019, 09h30 | Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2019, 18h34

“As referências culturais são o que caracterizam os agrupamentos ou nações, e a formação de nações é um dos critérios para se atribuir identidade, que é, em última análise, a melhor ferramenta de negociação entre o que se é e que se pode ser”. Essa é apenas uma das constatações apontadas na dissertação de Paulo Albuquerque, egresso da primeira turma do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom) da Universidade Federal do Tocantins. Albuquerque fez análise em enunciados de 24 narrativas dos compositores/cantores tocantinenses Genésio Tocantins, Éverton dos Andes, Lucimar, Juraíldes da Cruz, Braguinha Barroso e Dorivã.

Paulo Albuquerque é mestre pela UFT (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Paulo Albuquerque é mestre pela UFT (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Segundo o pesquisador, o desafio do estudo era encontrar elementos discursivos que denotassem a identidade da região, a priori, os mais tradicionais. Para tanto, orientado pela doutora Verônica Dantas Meneses, partiu do princípio que os narradores escolhidos teriam, sim, todas as condições de expressar fatores intrínsecos e extrínsecos de tocantinidade em letras, músicas e arranjos, fatores estes que motivaram a busca. Como escolha metodológica foi orientado a aplicar os ensinamentos da obra Análise Crítica da Narrativa, do teórico brasileiro Luiz Gonzaga Motta, o que, de fato, facilitou a tarefa.

Além de professor na área de comunicação e jornalista, Albuquerque é músico, compositor e advogado, estudando, nessa linha (paralelo e interligado aos temas da comunicação e da cultura) os principais marcos previstos para garantir direitos fundamentais, tal como a necessidade de cumprir o princípio constitucional da comunicação regionalizada, que segue à deriva, ignorado pelo legislador e tratado com indiferença pelo Supremo Tribunal Federal.

Buscando sensibilizar autoridades, logo após a finalização do mestrado em Comunicação e Sociedade, o autor da pesquisa, que recebeu o título de ‘A identidade Tocantinense em Narrativas da Música Regional’, iniciou um programa na rádio Palmas FM, apresentado na companhia de Genésio Tocantins, e que foi motivo de moção de aplausos na Câmara Municipal de Gurupi, cidade de origem de Paulo Albuquerque. O programa foi retirado do ar quando a emissora passou da Fundação Radiodifusão Educativa do Estado do Tocantins (Redesat) para a Universidade do Tocantins (Unitins), mas o retorno está sendo negociado.

O AmazoniCanToria, projeto musical que tem à frente cinco dos seis narradores analisados na pesquisa de Paulo Albuquerque, pode também ser incluído entre as sementes dos pesquisadores que têm se dedicado à difusão e fortalecimento da cultura regional. O projeto estreou em Palmas no dia 22 de maio último e lotou o Teatro Fernanda Montenegro. Na semana seguinte, o sucesso se repetiu na cidade de Gurupi. “Precisamos atuar em conjunto. A pesquisa na academia é muito importante, mas tem que proporcionar ações no meio social, tem que vir acompanhada de atividades que possam consolidar os objetos estudados, principalmente nas ciências sociais aplicadas”, conclui Albuquerque.

registrado em:
Fim do conteúdo da página