Página inicial > Últimas Notícias > Projeto prevê ação entre alunos do curso de Educação Física e professores da rede estadual de ensino
Miracema

Por Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 14h37 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2019, 14h37

Com o objetivo de oferecer formação continuada aos professores da região atendida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Câmpus de Miracema, bem como colaborar com a atualização profissional no tocante as discussões relativas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada pelo Ministério da Educação entre os anos de 2017 e 2018, o Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (GIPEF) liderado pelos professores do curso de Educação Física, Câmpus de Miracema, Rodrigo Lema e Marciel Barcelos Lano, em parceria com a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema estão desenvolvendo um projeto de formação continuada com os professores de Educação Física da rede estadual de ensino.

Os professores participantes são dos municípios de jurisdição da DRE-Miracema: Miracema, Miranorte, Tocantínia, Lajeado e Rio dos Bois. O projeto prevê atividades teóricas e práticas e vai envolver os docentes do colegiado de Educação Física (Câmpus Miracema), que, na oportunidade, vão articular a Extensão (por meio desse projeto que visa atender a comunidade local), Ensino (envolvendo alunos da graduação de determinadas disciplinas na interlocução com os professores da rede estadual na discussão de algumas temáticas inerentes ao trabalho pedagógico da Educação Física) e Pesquisa (com a realização de projetos de alguns docentes do nosso curso que já estão em andamento e de alguns TCCs).

“No momento, a BNCC encontra-se em fase de elaboração dos referenciais curriculares estaduais e municipais. Com efeito, essa iniciativa do GIPEF contribuiu diretamente para esse propósito, ao mobilizar os professores da rede estadual a refletir sobre a nova perspectiva de ensino-aprendizagem para a Educação Física escolar, nas etapas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio”, destaca o professor Rodrigo Lema.

Os encontros ocorrerão na Unidade Cerrado, pertencente ao Câmpus de Miracema, utilizando toda a infraestrutura da UFT, entre os meses de junho a dezembro de 2019, sendo nove encontros com duração de oito horas cada. O curso totalizará 72h. Os dois primeiros encontros serão nos dias 27 e 28 de junho.