Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT realiza 86 testes rápidos de HIV e sífilis na Defensoria Pública em Araguaína
AÇÃO PREVENTIVA

Por Daianni Parreira | Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 11h54 | Última atualização em Terça, 18 de Junho de 2019, 11h15

Testes foram realizados na Defensoria Pública do Tocantins em Araguaína (Foto: Daianni Parreira/HDT-UFT) Na manhã dessa quarta-feira (12), profissionais do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) se deslocaram até a sede da Defensoria Pública do Estado (DPE) de Araguaína (TO) e realizaram 86 testes rápidos de HIV e sífilis com aconselhamentos, além de distribuírem preservativos e material informativo sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do hospital universitário, Maysa Rafaela Cutrim avaliou a parceria como muito positiva. “A sífilis e o HIV são doenças que tem uma incidência bastante significativa, então precisamos trabalhar a importância da prevenção, e do diagnóstico precoce para um tratamento mais efetivo”.

A ação surgiu por meio de uma demanda da DPE, tendo em vista o fluxo diário do público atendido na instituição. “Solicitamos ao HDT a oferta do serviço com o objetivo de auxiliar essas questões de prevenção de doenças e informação. Nós entendemos que centenas de pessoas passam diariamente na Defensoria e o Núcleo das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac), em uma gestão estratégica está procurando sempre auxiliar a população e prioritariamente as pessoas mais vulneráveis”, explicou o defensor público, Pablo Mendonça.

Para a estudante Maria Paula de Araújo, de 22 anos, foi uma oportunidade muito boa de realizar pela primeira vez a testagem. “Vim para defensoria resolver um problema de um processo e já aproveitei para cuidar da minha saúde, acho muito válido pois muitas vezes não temos tempo de ir lá no hospital”, disse.

A realização da atividade é da Divisão de Gestão do Cuidado, por meio das Unidades de Doenças Infectoparasitárias, Multiprofissional e Pronto Atendimento.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT