Página inicial > Últimas Notícias > Governança do HDT-UFT participa de reunião com gestores da área da saúde pública de Araguaína
FORTALECIMENTO INTERINSTITUCIONAL

Por Daianni Parreira | Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 08h49 | Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2019, 08h58

Reunião HDT e Sesaus estadual e municipal (Foto: Divulgação)O superintendente e os gerentes do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participaram de reunião, na última terça-feira (18), com representantes dos equipamentos de saúde de Araguaína (TO), presidida pelo secretário de Estado da Saúde, médico Edgar Tollini, com o intuito de buscar soluções e debater sobre as ações e projetos da Saúde em desenvolvimento na cidade.

O encontro ocorreu durante a programação da 5ª edição da consulta pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020/2023 do Governo, e além do gestor da saúde do Estado e do HDT-UFT, participaram a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína (Semus), Hospital Regional de Araguaína (HRA), Hospital Municipal Dona Dorcelina, e as superintendências da SES/TO ligadas à área de Atenção, Planejamento e Rede Hospitalar.

Edgar ressaltou a importância das unidades hospitalares existentes na cidade de Araguaína para toda região macro norte, por ser referência em serviços de alta complexidade a diversos municípios e que por isso é uma área prioritária da gestão. “Estamos aqui para ouvir as demandas, discutir ações importantes e buscar soluções conjuntas para sanar problemas do setor, para isso podemos buscar a apoio junto ao Ministério da Saúde e outros órgãos”.

Na oportunidade, o superintendente José Pereira Guimarães Neto comentou sobre a inserção do HDT-UFT na Rede de atenção à Saúde (RAS), por meio da assinatura da contratualização ocorrida recentemente. “Como único hospital escola do Tocantins, temos muito a contribuir na formação dos profissionais médicos e de outras áreas da saúde, e agora como parte integrante da RAS temos a possibilidade de ofertar mais serviços e dar suporte a rede, como por exemplo o centro cirúrgico que está previsto para ser concluído dentro de três meses”, disse.

O secretário municipal de Saúde de Araguaína, Jean Luis Coutinho Santos declarou que a saúde é responsabilidade de todos, e Araguaína é parceria, trabalhando em conjunto com as Unidades Hospitalares Estaduais e a Federal, com contato direto com todos os órgãos envolvidos para um bem maior que a vida dos nossos usuários. “As unidades municipais de saúde estão abertas para parcerias, o Hospital municipal já conta com uma UTI pediátrica em amplo funcionamento e agora vamos organizar a realização das cirurgias pediátricas, vamos manter o diálogo aberto e fortalecer a atenção básica”, disse. (Com informações de informações de Laiany Alves (Governo do Tocantins)).

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT