Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar apresenta experiência exitosa em evento estadual
HDT-UFT

Por Daianni Parreira | Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2019, 11h06 | Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 15h41

Enfermeira de Vigilância em Saúde do HDT-UFT, Patrícia de Mendonça durante apresentação (Foto: Divulgação)Enfermeira de Vigilância em Saúde do HDT-UFT, Patrícia de Mendonça durante apresentação (Foto: Divulgação)O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participou nos dias 28 a 30 de maio da 6ª edição da oficina para fortalecimento da capacidade de resposta dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH). O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) com intuito de fomentar o debate e a troca de ideias entre as áreas técnicas e os núcleos.

Na programação, os participantes compartilharam experiências exitosas, potencializando os resultados no trabalho dos Núcleos. O HDT-UFT apresentou sobre a inserção da Vigilância Epidemiológica na produção científica do hospital universitário no contexto hospitalar e extra-muro (instituições externas) que necessitam de apoio técnico científico para realização de estudos. Como resultado apresentaram os produtos: Boletins Epidemiológicos; Boletins Informativos; criação do Grupo de Pesquisa; lançamento do livro “Acidentes com Animais Peçonhentos: Silvestre e Domésticos”, publicações em congressos nacionais, internacionais e regionais; EpiSUS.

A representante do HDT-UFT no evento, enfermeira de Vigilância em Saúde Patrícia Alves de Mendonça Cavalcante enfatizou a importância desta interação das ações executadas nos núcleos. “O alinhamento ocorre a partir da atualização dos protocolos nacionais, do conhecimento sazonal das doenças e, principalmente, qualificar ainda mais nosso trabalho. Cabe ressaltar que o Núcleo de Vigilância do HDT-UFT mantém-se como o maior notificador das doenças e agravos de notificação compulsória, apesar de sermos um hospital com poucos leitos, e isso parte do comprometimento da gestão e de toda equipe com a qualidade do serviço. Somos referência de atendimento para toda região norte do Tocantins e estados vizinhos”.

Saiba mais sobre o evento

A assessora dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde, Patrícia Gomes, explicou que as reuniões acontecem anualmente. “Na edição de 2019 foram abordadas discussões referentes à situação epidemiológica dos NVEH’s, as legislações que norteiam as suas ações, além da Lista Nacional de Notificação das Doenças de Notificação Compulsória (DNC) e as Investigações dos Óbitos em nível local. As Áreas Técnicas da Vigilância Epidemiológica apresentaram fluxos, protocolos, atualizações e elucidando eventuais dúvidas das DNC’s”, disse.

Participação do Núcleo do HDT-UFT em evento (Foto: Divulgação)

A assessora ressaltou ainda que os procedimentos precisam ser atualizados de acordo com a sazonalidade epidemiológica. “Esse ano, por exemplo, tivemos epidemia de dengue, cada ano temos uma doença diferente que precisamos monitorar e ter um olhar diferenciado, então os fluxos e protocolos mudam muito”, concluiu.
Os núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar são responsáveis por todas as notificações ativas e passivas de doenças e agravos. Maria José Neres da Silva é coordenadora do núcleo no Hospital Regional de Guaraí e apontou a importância da reunião anual. “Tentamos qualificar o máximo possível as nossas informações. O núcleo de Guaraí é referência para 24 municípios. Vejo esse momento como essencial para alinharmos todo o nosso trabalho, para todos fazerem da mesma forma, em tempo oportuno e com o mesmo alinhamento”, falou.

Adriana Cristina Batista é coordenadora de núcleo no Hospital Regional de Gurupi, para ela a ação poderia ser semestral devido a sua importância. “Eu acho que esse momento é fundamental para os núcleos, para um bom desempenho da saúde como um todo, em todas as unidades. Temos um respaldo muito bom da secretaria, principalmente da coordenação do núcleo Estadual”, ponderou.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT