Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Abertura do Congresso Nacional de Ecoturismo destaca a atividade como vocação do Tocantins
Início do conteúdo da página
Conecotur

Abertura do Congresso Nacional de Ecoturismo destaca a atividade como vocação do Tocantins

Por Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 15h20 | Última atualização em Terça, 04 de Junho de 2019, 17h37

Nesta segunda-feira (3), começou o XII Congresso Nacional de Ecoturismo (Conecotur) em Porto Nacional. A abertura teve a participação de autoridades representando diversas instituições parceiras na realização do evento: do reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, ao prefeito do município de Porto Nacional, Joaquim Maia. O evento segue até sexta-feira (7).

Para Júlio Lima, empresário no ramo de turismo e atual diretor de Turismo na Prefeitura Municipal de Dianópolis, o evento é importante para desenvolver uma das principais atividades econômicas do Tocantins. “A vocação natural do Tocantins é o turismo, o ecoturismo e o turismo de aventura. É o que as comunidades conseguem fazer. Enquanto o agronegócio, por exemplo, é uma atividade muito tecnológica, o turismo depende de pessoas. Um evento como esse clareia essa visão econômica para as comunidades”.

A organizadora do evento e professora no Curso de Geografia pela UFT, Rosane Balsan, explica que o objetivo é discutir possibilidades de desenvolvimento do turismo que conciliem as unidades de conservação e a visão econômica. “É possível viabilizar economicamente pensando a questão do ecoturismo e desenvolvimento sustentável. É possível o desenvolvimento do ecoturismo de forma cada vez mais sustentável, incluindo as comunidades locais para um desenvolvimento sustentável, que atenda ao tripé economia, social e ambiente”.

Programação

O evento segue com discussões em mesas-redondas sobre as diversas abordagens no segmento do ecoturismo. Também estão previstas a formação de grupos de trabalhos temáticos e apresentação de pôsteres. Além de uma conferência de encerramento e a realização de uma plenária final para definição dos encaminhamentos.
A programação em detalhes pode ser conferida no site oficial do Conecotur.

registrado em:
marcador(es): Porto Nacional,Home
Fim do conteúdo da página