Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Integrantes da UMA participam de audiência pública no Senado Federal
Início do conteúdo da página
REPRESENTATIVIDADE

Integrantes da UMA participam de audiência pública no Senado Federal

Por Fábio Almeida (Assessoria UMA) | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quinta, 30 de Mai de 2019, 17h28 | Última atualização em Quinta, 30 de Mai de 2019, 17h28

Acadêmicos da UMA presentes na audiência pública no Senado (Foto: Fábio Almeida/UMA)
Acadêmicos da Universidade da Maturidade (UMA) - Programa de Extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – juntamente com o coordenador do Programa, Luiz Sinésio Neto, participaram nesta quinta-feira (30), no Senado Federal, de uma audiência pública.

A audiência, organizada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), teve por finalidade debater sobre a relevância da instituição, por Projeto de Lei, da Semana Nacional da Pessoa idosa.

Em sua fala, Neto destacou a UMA como referência em tecnologia social. "Participar desta audiência foi uma importante oportunidade de apresentar a UMA ao senado federal e aos debatedores presentes, colocando o programa como protagonista do debate das políticas públicas para idosos no Brasil".
O acadêmico Manoel do Nascimento, 57 anos, destacou que a Semana Nacional do Idoso será muito relevante. "Irá trazer tudo pra nós, somos esquecidos pela população, com ela teremos voz".

Semana Nacional da Pessoa Idosa

Uma das justificativas é que a população idosa deverá dobrar no Brasil até o ano de 2042, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A proposta é que seja comemorada na primeira semana de outubro.

"A Semana Nacional da Pessoa Idosa é uma oportunidade de dar destaque às questões dessa camada da população, da assistência aos idosos e de sua integração e participação na sociedade", disse Marcelo Castro, autor do requerimento para realização da audiência.

Além da UMA, a CAS reuniu outros debatedores, como o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa; Fiocruz; da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia; Ministério da Saúde; Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; além da Defensoria Pública do Distrito Federal. O senador Eduardo Gomes, atual presidente da Subcomissão da Pessoa Idosa no Senado, também esteve presente.

registrado em:
marcador(es): Palmas,Extensão,UMA,Home
Fim do conteúdo da página