Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFT pesquisa processos internacionais e avalia possibilidades de ensino superior
Formação

Por PPGCom | Publicado: Terça, 28 de Mai de 2019, 17h23 | Última atualização em Terça, 28 de Mai de 2019, 17h27

A pesquisa de pós-doutoramento intitulada “Ensino e Formação na União Europeia Pós-Bolonha: estudo dos processos de implementação na Península Ibérica - Portugal e Espanha” realizada pelo professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dr. Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior, tem o objetivo de comparar as estratégias de formação acadêmica em Portugal e Espanha, especialmente as políticas de garantia de qualidade e acreditação, como caso ilustrativo do que vem ocorrendo na União Europeia, no contexto do Processo de Bolonha desencadeado desde 1998.

“A aspiração de melhorar a qualidade da oferta de ensino superior em toda a União Europeia está na essência do Processo de Bolonha, e tem apoiado as principais iniciativas em garantia de qualidade durante os últimos 20 anos”, afirma Pôrto.

Com a supervisão do professor Dr. Luis Carlos Martins de Almeida Mota, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC), em Portugal, e do Prof. Dr. Victor Amar da Universidade de Cadiz (Espanha), o professor da UFT afirma que considera o estudo importante porque pode contribuir com novas perspectivas de docência, tanto para as Instituições de Ensino inseridas no processo estudado, o Processo de Bolonha, quanto para Instituições de Ensino do Brasil, para se espelhar no que dá certo e aprender com os erros.

“Foi essencial encontrar eco entre os pares para a realização de um estudo com esse foco junto ao Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra (Portugal) e da Faculdade de Educacao da Universidade De Cadiz (Espanha). Enveredar pela formação, um discurso sempre presente na Educação e na minha formação, reforça a transversalidade que deve existir e persistir entre as áreas de conhecimento” destaca o pesquisador.

marcador(es): Pesquisa cientifica,PPGCom