Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFT desenvolve trabalhos sobre saúde mental dos estudantes a partir de pesquisas
Pesquisa

Por PPGCom | Publicado: Terça, 28 de Mai de 2019, 09h54 | Última atualização em Terça, 28 de Mai de 2019, 09h54

A professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Líliam Ghizoni, realizou uma pesquisa de pós-doutorado com o tema “Trabalho, Subjetividade e Contemporaneidade” na Universidade Federal Fluminense (UFF). O estudo articula um coletivo de professores para analisar as patologias contemporâneas decorrentes do trabalhar, a violência psicológica no trabalho, práticas de gestão que promovam saúde e emancipação e narrativas de trabalhadores em sofrimento/adoecimento no trabalho: implicações da gestão.

A partir da experiência, surgiu uma atividade de extensão, o II Seminário Intergrupos de Pesquisa “Trabalho, Subjetividade e Contemporaneidade”, sem recursos, sediado pela UFF – Campus Valonguinho em Niterói. Participaram 11 instituições de ensino superior do país, seis estados, 53 pesquisadores (as).

“Posso dizer que a minha experiência nesse estágio pós-doutoral foi de aprimoramento profissional, mas, sobretudo, de lidar com os desafios com afeto e respeito ao próximo. Pude observar o sofrimento dos alunos da graduação e da pós-graduação de perto, ao me sentir tocada com esta demanda, fizemos uma oficina com graduandos de Administração na UFF e também uma palestra falando sobre violência laboral, pois consideramos o estudante um trabalhador” destacou Ghizoni.

“Foi uma experiência extraordinária, sou só gratidão ao professor Dr. Fernando de Oliveira Vieira e a toda equipe do grupo de Estudos dos Coletivos de Trabalho e das Práticas Organizacionais (Escopo), aos servidores e alunos do Programa de Pós Graduação em Administração da UFF que tão carinhosamente me receberam pelo que vivemos nesse estágio. Agradeço ainda à UFT pela licença concedida e à professora Rute Andrade dos Santos que ministrou as aulas de Psicologia Aplicada voluntariamente durante um ano no curso de administração. E aos meus orientandos(as) do Grupo de Pesquisa Trabalho e Emancipação que sempre embarcam nas minhas aventuras” afirmou.

Das escutas nasceu o projeto que está em curso este ano, a Disciplina Optativa Prazer e Sofrimento na Universidade, que vem sendo ofertada para alunos de Administração e Jornalismo na UFT e com o sucesso dela e com a experiência de disciplinas coletivas da UFF. A professora promete novidades e afirma que está articulando a oferta de duas novas turmas dessa disciplina para o próximo semestre, na segunda à noite e quinta à tarde, para fazer a escuta sobre o trabalhar na academia de jovens de diversos cursos da UFT.

marcador(es): Pesquisa cientifica,PPGCom