Página inicial > Últimas Notícias > Filosofia Estoica é tema de curso ministrado no Câmpus de Palmas

Filosofia Estoica é tema de curso ministrado no Câmpus de Palmas

Por Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 11h11 | Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2019, 11h11

Zenão de Cítio (Foto: Divulgação)O movimento filosófico que surgiu na Grécia Antiga e que preza a fidelidade ao conhecimento, desprezando todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão, a luxúria e demais emoções, conhecido como estoicismo é tema de um curso que será ministrado pelo curso de Filosofia, no Câmpus de Palmas da UFT.

A proposta é fornecer aos participantes uma visão geral sobre a filosofia Estoica e apresentar aspectos elementares do estoicismo, desde a época da sua criação, com Zenão de Cítio. Para tanto, serão discutidas algumas das concepções centrais da escola, como ataraxía (tranquilidade de alma), o tratamento das paixões e a concepção de felicidade. Além disso, também será abordado os desenrolares da filosofia estoica após Zenão, o médio estoicismo, o estoicismo romano e o intitulado neo-estoicismo. Por fim, será discutida a possibilidade de existência de uma figura descrita como o “sábio estoico”.

Inscrições

O curso é aberto a todos os interessados, sejam membros da UFT ou não. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até o dia 28 de maio de 2019, basta escrever manifestando interesse em participar do curso, com seu nome e contato. Os 15 encontros semanais serão realizados das 17h às 19h. Serão emitidos certificados de 30 horas para os participantes. A professora Juliana Santana, do colegiado de Filosofia é a responsável pelo curso.

marcador(es): Palmas,Home,Filosofia