Página inicial > Últimas Notícias > Congresso Nacional de Ecoturismo começa hoje
Porto Nacional

Congresso Nacional de Ecoturismo começa hoje

Por Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 09h12 | Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 08h38

A aplicação do planejamento e manejo do Ecoturismo voltado a práticas de mínimo impacto será tema de um amplo debate entre o poder público e privado, as operadoras, as agências, ONGs e instituições de ensino e pesquisa no XII Congresso Nacional de Ecoturismo (Conecotur) e no VII Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (EcoUC). O evento será realizado entre os dias 03 e 07 de junho, em Porto Nacional.

De acordo com informações divulgadas pelo site do congresso, “a transferência e troca desses conhecimentos serão de suma importância para que a análise e a prevenção dos impactos pelo uso público se constituam em ferramenta imprescindível para dar subsídio à manutenção das práticas de preservação e ao planejamento estratégico de atividades de lazer, interpretativas da natureza e de educação ambiental, ligadas à conservação dos recursos naturais”.

Programação

Na programação divulgada há conferências, pôsteres, grupos de trabalho, mesa redonda, jornada de iniciação científica, plenárias e visitas monitoradas aos roteiros turísticos. Todos os detalhes você confere no site do evento.

As inscrições para participar do congresso podem ser feitas online no site. Até o dia 26 de maio estudantes do Ensino Médio pagam R$ 30,00, de graduação e representantes de comunidades pagam R$100,00 e estudantes graduados, pós-graduandos e profissionais pagam R$180,00.

O evento conta ainda, com o Concurso de Fotografia “Seu Olhar”, uma parceria Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), junto à Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBEcotur). A seleção de imagens inéditas contemplará duas categorias: a) Edificações e Memórias; e b) Turismo e Meio Ambiente.

Vale destacar ainda, que para que os eventos pudessem ser realizados, a Sociedade Brasileira de Ecoturismo, mantenedora dos eventos, se juntou à Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a organização destas edições. O tema escolhido para o debate este ano é "Como integrar as Unidades de Conservação a partir de sua viabilidade econômica".