Página inicial > Últimas Notícias > Serviços de Psicologia e Pedagogia são oferecidos para acadêmicos do Câmpus de Palmas
Palmas

Por Thuany Gonçalves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2019, 17h47 | Última atualização em Quarta, 22 de Mai de 2019, 17h49

Acadêmicos do Câmpus de Palmas podem buscar auxílio e orientações no Apoio ao Estudo e à Carreira (Apec), com atendimentos referentes aos serviços de Psicologia e Pedagogia. O trabalho desenvolvido é voltado para todos os estudantes, com ajuda individual e oficinas ,em grupos. A equipe do Apec é formada por duas psicólogas: Márcia Natali Cardoso e Meirilene Teixeira; e duas pedagogas: Daniela Barros e Patrícia Rezende.

Para solicitar o atendimento, o estudante deve se encaminhar ao Apec e preencher a ficha de solicitação de triagem, com o motivo por que busca as orientações, a fim de marcar a consulta. Em caso de sobrecarga de pedidos, o setor abre mais um dia para o requerimento de triagem. No geral, o atendimento ocorre em menos de 30 dias, havendo alguns casos em que o discente já é atendido na mesma semana em que faz o pedido.

Durante a triagem, a queixa do graduando é qualificada, a partir de algumas perguntas feitas pelas profissionais que, dessa forma, investigam melhor a sua situação. A análise de histórico é feita inicialmente, tendo em vista que toda atividade oferecida no Apec tem a função de melhorar o desempenho acadêmico. A partir dos dados coletados, é possível identificar para onde o aluno será encaminhado, como uma breve intervenção no próprio setor: encontros com psicólogos ou pedagogos; oficinas de autoconhecimento, por exemplo; serviço social; orientações sobre a inscrição no auxílio saúde e indicação de psicoterapeutas.

As oficinas oferecidas pelo Apec são referentes aos serviços de psicologia - assertividade e inteligência emocional. A partir de agosto deste ano, a equipe pretende lançar a oficina de “Atenção, concentração e memória”, considerando que uma das queixas mais recorrentes dos acadêmicos é não conseguirem aprender o conteúdo e nem se concentrarem nas aulas. Dessa forma, o objetivo é verificar se a queixa está relacionada à saúde física ou mental. As oficinas são divulgadas para as coordenações dos cursos a fim de passarem a informação para os graduandos.

Para Daniela Barros, uma das pedagogas do Apec, esse atendimento é relevante na vida do acadêmico. “Essa instrumentalização é importante tanto para o estudante que está ingressando na universidade, como para os que estão há anos. Com a nossa orientação, nós esperamos que eles passem a desenvolver habilidades de estudos, autorregulação e sociais,” complementa Daniela.

O Apec é vinculado à Central de Estágio e Assistência Estudantil (Coest), juntamente com os serviços de Acessibilidade, Serviço Social e a Central de Estágios. O Apec funciona das 8h às 20h, de segunda à sexta-feira, no Bloco II, Sala 28.

marcador(es): Home,Apec Palmas,Coest