Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão leva reflexões sobre saneamento básico a assentamento rural em Araguaína
PPGDire

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 22 de Mai de 2019, 16h37 | Última atualização em Quarta, 22 de Mai de 2019, 16h43

Com o nome “Água viva! Água vida!”, o projeto de extensão sobre Tecnologia Social Aplicado em Assentamento Rural de Araguaína-Muricilândia realizado pelos professores e estudantes do Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais  (PPGDire) da UFT – Câmpus de Araguaina, em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), executaram na última quinta-feira (16), ações na Escola Municipal Santos Dumont do Assentamento Rural “Manoel Alves”, voltadas a reflexões sobre saneamento básico, tendo a água como tema principal.

O público alvo da ação foi composto pelos alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Santos Dumont do Assentamento Rural “Manoel Alves”, e pelas famílias residentes no assentamento que se fizeram presente. O projeto é uma devolutiva de resultados prévios de pesquisas sobre a qualidade do saneamento básico no Assentamento Manoel Alves, iniciadas pelo PPGDire desde 2017.

Na ocasião, foi montado um circuito de apresentações com desenhos sobre “a água no meu cotidiano” na procura da percepção das crianças sobre a importância da água no seu dia a dia; apresentação de uma peça teatral sobre os efeitos da contaminação dos rios para os ribeirinhos, além da demonstração da contaminação do lençol freático, por meio de um protótipo em  maquete-aquário, e de sistema de filtração por meio de modelo simulado em garrafas pet.

Adultos e crianças ainda tiveram oportunidade de conhecer “a vida microscópica na água,” além de atividade em cuidados pessoais para funcionários e adultos participantes da ação auxiliada pelo Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário UNITPAC  de Araguaína; oficinas de construção de filtros ecológicos; distribuição de filtros entre os moradores do assentamento presentes na ação. Na oportunidade, foram coletadas amostras de água para análise físico-química e microbiológica no Laboratório de Biologia da UFT em Araguaína.

marcador(es): Araguaína,PPGDire,Home