Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Gestores da UFT debatem contingenciamento e otimização de recursos
Início do conteúdo da página
REITORIA E CÂMPUS

Gestores da UFT debatem contingenciamento e otimização de recursos

Por Samuel Lima | Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 18h51 | Última atualização em Segunda, 13 de Mai de 2019, 21h07
// // //

Em reunião mantida entre representantes da Reitoria (Reitor, vice-reitora e pró-reitores) e diretores de câmpus - atuais e eleitos - foi debatida a situação financeira da Universidade. O encontro também serviu para nivelamento quanto à questão e amplitude do contingenciamento imposto pelo Ministério da Educação (MEC) na semana passada.

No encontro, os presentes foram cientificados da atual situação dos recursos destinados a custeio na UFT, reduzidos em 42% devido ao contingenciamento imposto pelo Ministério da Educação, e de como esta redução nos valores impactará o dia a dia da Universidade.

Gestores da UFT reuniram-se no Gabinete da Reitoria nesta segunda-feira, 13 (Foto: Bruna Santos/Sucom-UFT)Gestores da UFT reuniram-se no Gabinete da Reitoria nesta segunda-feira, 13 (Foto: Bruna Santos/Sucom-UFT)

Entre os encaminhamentos da reunião está a ratificação da interrupção temporária do lançamento de novos editais para bolsas (tanto da pesquisa quanto da extensão) e da concessão de diárias e passagens; as medidas serão mantidas por pelo menos 90 dias, conforme já anunciado pela gestão.

Também enfatizou-se que não haverá corte de pessoal terceirizado, porque as adequações já teriam sido feitas ao longo dos últimos três anos, com redução paulatina nos quadros. Haverá, ademais, um esforço conjunto das gestões - tanto câmpus quanto Reitoria - para a otimização dos recursos que impactam no custeio da instituição, especialmente as despesas correntes.

Delineou-se, ainda, pela realização de reuniões abertas em cada câmpus, e que ocorrerão de forma simultânea com a participação de toda a comunidade universitária (servidores efetivos, terceirizados e estudantes), objetivando a construção de assembleias gerais que nortearão os caminhos que a instituição tomará frente à situação de contingenciamento imposta.

Os gestores destacaram a necessidade de, neste momento, em defesa da instituição, que toda a comunidade esteja ciente da atual situação financeira da UFT, e também conclamaram a todos os integrantes a participarem das reuniões abertas que serão convocadas em cada câmpus.

registrado em:
marcador(es): Reitoria,Home
Fim do conteúdo da página