Página inicial > Últimas Notícias > Ação simbólica no HDT-UFT reforça importância da higienização das mãos
PREVENÇÃO

Ação simbólica no HDT-UFT reforça importância da higienização das mãos

Por Daianni Parreira | Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2019, 08h09 | Última atualização em Segunda, 13 de Mai de 2019, 11h10

A iniciativa chama atenção para a relevância desta prática que é essencial na rotina do hospital, tendo em vista sua eficácia na diminuição dos riscos de contaminação

Ação envolveu estudantes, professores, profissionais e usuários (Foto: Daianni Alves/HDT-UFT)Ação envolveu estudantes, professores, profissionais e usuários (Foto: Daianni Alves/HDT-UFT)

No final da tarde da última segunda-feira (06), profissionais, estudantes e usuários do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) reuniram-se em ação simbólica com o objetivo de reforçar a importância da higienização das mãos, a fim de evitar os riscos de contaminação por bactérias e de infecção. O hospital universitário fica em Araguaína (TO), faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e realiza atendimentos especializado em doenças infectoparasitárias.

Confira o resultado no link.

A iniciativa é do Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde e foi motivada pela campanha promovida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em todo país, que este ano traz o tema “Cuidado seguro para todos está em suas mãos”. O Dia Mundial de Higienização das Mãos é celebrado no dia 05 de maio.

O chefe do Setor, Jáder José Rosário da Silva explica que no HDT-UFT a campanha é permanente, e além da área assistencial, estende para o departamento administrativo, pois visa abranger os profissionais, estudantes, usuários, acompanhantes e visitantes. “A higienização das mãos é uma prática diária essencial que faz parte da rotina de todos os públicos do hospital. Em toda a extensão hospitalar estão disponibilizados 126 dispensers contendo álcool em gel, além das pias com água e sabão”, comentou.

Na ocasião, a chefe da Unidade de Apoio Corporativo, Rosirene Alcanfôr após participar da atividade frisou a responsabilidade de cada um. “Esse tipo de ação é bastante efetiva para lembrarmos o quanto é importante cada um fazer sua parte, independente do setor em que exerce as funções laborais, pois o risco de levar ou trazer bactérias do ambiente de trabalho para casa e aos colegas de trabalho acaba com o ato simples de lavar as mãos”, conclui.

Em agosto de 2017 foi implantado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) o “Protocolo de Higienização das Mãos”, tendo em vista que sua adesão interfere diretamente na segurança dos usuários, e faz parte do controle das infecções.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT