Página inicial > Últimas Notícias > UFT vai além das quatro paredes e mostra tecnologias na prática para futuros acadêmicos
AGROTINS

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quinta, 09 de Mai de 2019, 16h59 | Última atualização em Sexta, 10 de Mai de 2019, 09h00

Terceiro dia do estande da UFT na Agrotins (Foto: Gihane Scaravonatti)Um olhar curioso de um lado, muitas perguntas de outro e várias crianças, adolescentes e jovens atentos e compenetrados em todas as explicações dos pesquisadores da UFT. A manhã desta quinta-feira (09), na Agrotins, foi marcada pela visita de muitas escolas e o sentimento da maioria desses estudantes é ser um dia acadêmico da UFT.

Henrique Kanck é estudante do 3° ano, de um colégio público em Miracema, ele que sonha em ser Arquiteto e visitou o stand da UFT com o intuito de conhecer de perto a Universidade que ele quer cursar em um futuro próximo.

Para a professora do 9°ano de um colégio particular do estado, Débora Ávila Dascanio, a visita é uma oportunidade para os estudantes terem acesso a conteúdos ligados ao agronegócio, tal como está sendo trabalhado em sala de aula. “É importante trazê-los para vivenciar e observar as técnicas desenvolvidas pela Universidade. Eles ficaram empolgados e gostaram muito de conhecer o processo das abelhas, os trabalhos ligados às engenharias e agrotóxicos”.

Tudo que é exposto no stand só estimula esses jovens. “Gostei das abelhas, achei interessante e fiquei com vontade de estudar na UFT”, afirmou a estudante do 9° ano Izabela Santos. Já para André Fonseca, estudante do 1° ano, o que mais chamou sua atenção foi a inteligência dos pesquisadores e estudantes: “O pessoal é muito bom para explicar, muito inteligente, sabe falar as coisas. É legal ver na prática o que as pessoas estudam na Universidade, é bom conhecer de perto a Universidade que quero estudar um dia”.

As crianças e as pesquisas

Se engana quem pensa que as tecnologias apresentadas para a sociedade e empresários na maior feira agrotecnológica do Norte do país interessa apenas aos adultos e aos jovens futuros acadêmicos. Muitos pequenos de 4 a 6 anos passaram pelo stand, se divertiram tirando fotos nos “bichinhos” espalhados pelo local, mas mais que isso, observaram de perto tudo com muita curiosidade e muitas, mas muitas mesmo, perguntas para sanar suas dúvidas e curiosidades.

Parte desses pequenos são do colégio Pequeninos do Cerrado, que fecharam uma parceria com professores da UFT antes mesmo da Agrotins, para aprender na prática lições de Educação Ambiental. “Trouxemos elas, pois estamos desenvolvendo em nossa escola um projeto de abelhas sem ferrão. Estamos demostrando pra elas o processo da abelha, como ela faz o mel, tudo na prática. Sem dúvida alguma, o conhecimento é uma porta aberta, pois sem a Universidade nós não estaríamos aqui hoje, com essa oportunidade”, garante Eliana Pereira dos Santos, professora dos Pequeninos do Cerrado.

Se as crianças gostaram desse contato? Elas amaram, dava pra ver em cada olhar, sorriso e perguntas. “Eu gostei do mel, pois eu gosto de mel e tenho mel em casa. As abelhas fazem o mel com o polém das flores e isso é muito legal”, tentou explicar Luis, com apenas 4 anos.

Crianças visitaram o estande da UFT no terceiro dia da Agrotins (Foto: Gihane Scaravonatti)

Já Ellen, de 6 anos, gostou de ver as abelhas, descobrir como é a abelha rainha e logo deixou claro que não precisava ter medo. “A abelha rainha faz mel e elas só ‘morde’ se mexer com ela”.
O professor e pesquisador da UFT, Waldesse Oliveira Júnior, responsável por essa parceria com as escolas, destaca que esse contato com a comunidade é muito importante: “A nossa missão é sair das quatro paredes e levar o conhecimento para eles, porque esse é um trabalho fundamental da universidade”.

Oliveira explica que as pessoas precisam ver que a Universidade tem o conhecimento, que esse conhecimento é real, é aplicado e através dele você pode mudar muitas realidades. “E a abelha é um excelente modelo para educação ambiental, então é isso um pouco do que a gente quer levar para crianças e adultos”.

Quer conhecer mais pesquisas que estão sendo realizadas por pesquisadores da UFT e apresentadas na Agrotins? Quer saber o que já rolou na maior Feira agrotecnológica da região Norte do país? Confira nos links abaixo:

marcador(es): Destaque,Home,Agrotins