Página inicial > Últimas Notícias > Café literário aborda leituras lúdicas e humanização do espaço escolar

Café literário aborda leituras lúdicas e humanização do espaço escolar

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 08 de Mai de 2019, 18h04 | Última atualização em Quinta, 09 de Mai de 2019, 14h08

Como parte das ações do projeto de extensão “Centro de Incentivo à Leitura do Tocantins”, ocorre nesta quinta-feira (9), às 19h, no Bloco J, sala 204, Câmpus de Palmas, um Café Literário que tem como tema “Literatura infantil: leituras lúdicas e humanização do espaço escolar”. O objetivo do evento é debater questões ligadas à diversidade sexual, e é direcionado para professores, pais e demais interessados em temas como literatura infantil, identidade de gênero e orientação sexual.

Essa é a primeira edição do Café Literário, sendo parte de uma das ações do projeto de extensão Centro de Incentivo à Leitura do Tocantins, que tem a colaboração da turma de Literatura Infanto-Juvenil, do curso de Pedagogia, Câmpus de Palmas. O evento é realizado pela mestranda em Letras do Câmpus de Porto Nacional, Márcia Gomes de Oliveira, sendo que ao final será apresentado a performance da atriz Elaine Leite Costa, do Grupo de Pesquisa e Extensão em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento (Conac/UFT).

Centro

O 'Centro de Incentivo à Leitura do Tocantins' tem como finalidade contribuir com a formação de leitores nos mais variados ambientes: escolas, abrigos para crianças, e etc. Seja arrecadando livros e contribuindo com a criação de salas de leitura ou oferecendo oficinas, palestras para alunos e professores; a intenção é consolidar-se como um espaço de contribuição e experimentação, em torno das práticas de formação de leitores literários, para alunos da graduação em Pedagogia da UFT. O centro tem como objetivos formar mediadores de leitura; difundir e valorizar a cultura regional; promover oficinas, mesas-redondas, palestras, entrevistas; e Incentivar a criação e a manutenção de espaços de leitura.

"Nós oferecemos oficinas de formação de leitores para escolas públicas no semestre passado e neste semestre novamente faremos oficinas no mês de junho - Escola Estadual Vila União e Abrigo Sementes do Verbo. Já arrecadamos mais de 500 livros que foram doados para salas de leitura na Casa de Detenção Provisória de Porto Nacional (http://www.jornalportomidia.com.br/liberdade-entre-as-grades/) e para a Cadeia Pública de Tocantinópolis. Essas atividades são feitas sempre com a contribuição dos alunos das disciplinas Leitura e Produção de Textos e Literatura Infanto-juvenil", destacou a professora Amanda Fernandes.

marcador(es): Palmas,Letras,Pedagogia,Home