Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT apresenta soluções por meio de empresas e laboratórios na Agrotins
Início do conteúdo da página
Agrotins 2019

UFT apresenta soluções por meio de empresas e laboratórios na Agrotins

Por Virgínia Magrin | Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2019, 11h06 | Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2019, 16h50
// // //

A UFT é presença confirmada na maior feira agrotecnológica da região norte, a Agrotins, que será realizada entre os dias 7 a 11 de maio. A Universidade estará com um estande no local apresentando mais de 20 produtos e projetos. Abaixo você confere um pouco sobre algumas das soluções que serão apresentadas.

Humix

Extraído da base de turfas – matéria orgânica de regiões baixas formadas ao longo dos anos, principalmente na região da Bahia – o Humix hoje é um produto desenvolvido pelo professor e pesquisador da UFT, Rodrigo Tavares, para estimular o crescimento das plantas, aumentando a eficiência da adubação e da utilização da água. O produto já foi testado em pequenas plantações com sucesso e agora está na fase final de desenvolvimento, vendo a resposta e suas concentrações em um teste em escala comercial.

Rodrigo Tavares e Aurélio Vaz apresentando seus produtos na última Agrotins. (Foto: Valney Valdevino)

Pioneira

O Programa de Melhoramento Genético da UFT em parceria com a empresa Pioneira tem condições de lançar todos os anos dois cultivares de milhos novos. Com acesso a mais de três mil linhagens, qualquer produtor acima de mil hectares que quiser um cultivar específico para a sua propriedade, a empresa tem condições de produzir, com um valor bem menor que o pago pela semente comercial. Aurélio Vaz, professor e pesquisador responsável pela pesquisa, explica que o produtor que adquirir as sementes desenvolvidas pela UFT terá as empresas Júnior da Agronomia para dar suporte técnico para ele, entre outros benefícios.

LAM

O Laboratório de Análises Moleculares (LAM) é voltado para o estudo do DNA e agrupa dois laboratórios: um no Câmpus de Gurupi e outro no Câmpus de Palmas. O professor Horllys Barreto, que está a frente do LAM e da DNA Techonologies explica que o laboratório em  Gurupi faz parte da Habite e trabalha nas áreas de biotecnologia vegetal e animal, podendo oferecer serviços como a identificação de doenças causadas por vírus em plantas, a detecção de sementes transgênicas em lotes convencionais, o diagnóstico da leishmaniose em cães e a identificação de doenças em bovinos.

Em Palmas o LAM faz parte do complexo de laboratórios da saúde e é voltado para a área humana. O mesmo diagnostica doenças como zica, dengue, H1N1, leishmaniose, entre outras. Barreto explica ainda, que estão sendo desenvolvidas tecnologias novas para diagnósticos com maior precisão, agilidade e melhor relação custo/benefício.

Equipe DNA Technologies (Foto: Samuel Lima)

DNA Technologies

A DNA Technologies é uma empresa que tem como missão assegurar confiança, precisão e agilidade na realização de diagnósticos moleculares, prezando pelo bom atendimento e comprometimento com os clientes, colaboradores e parceiros. Ela oferece produtos como os kits para extração de ácidos nucleicos e diagnósticos moleculares; serviços de desenho de primers, extração de ácidos nucleicos, PCR em tempo real, diagnósticos moleculares e sequenciamento, além de cursos.

Biopropague

A BioPropague utiliza de técnicas de fertilização in vitro para a reprodução de plantas ornamentais, frutíferas e florestais. De acordo com os sócios da empresa, o processo de reprodução in vitro permite a obtenção de enumeras outras mudas a partir de uma única. Além da quantidade de novas mudas geradas pelo processo, outro fator positivo do procedimento é o tempo de desenvolvimento das plantas, o cacto, por exemplo, com apenas um pedaço pode se obter até 23 plantas em cinco meses.

Habite

É uma Incubadora de Empresas de Biotecnologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que tem como os principais objetivos incubar empresas com cunho biotecnológico; implantar uma empresa júnior com a participação dos estudantes de graduação da UFT em Gurupi; implantar o ambiente Inspira, no qual os alunos desenvolverão soluções em atendimento às demandas de empresas da cidade. Só por meio da Incubadora serão apresentados a Empresa Júnior, o Laboratório de Imunologia e Parasitologia (Immunopar), o Labap e o Microbio.

Serviço

Para conhecer e ter acesso a essas e outras tecnologias, soluções e projetos que serão apresentados na Agrotins não deixe de passar pelo stand da UFT, localizado no Setor Creme, no Lote 10.

 

registrado em:
marcador(es): Propesq,Pesquisa,Agrotins
Fim do conteúdo da página