Página inicial > Últimas Notícias > UFT demonstra soluções para o desenvolvimento do setor turístico do Estado
AGROTINS 2019

UFT demonstra soluções para o desenvolvimento do setor turístico do Estado

Por Cynthia Barreto | Publicado: Sexta, 03 de Mai de 2019, 15h04 | Última atualização em Quarta, 08 de Mai de 2019, 20h10

Neste ano, a participação da Universidade Federal do Tocantins (UFT)  na Agrotins (Feira Agropecuária do Tocantins) também vai focar em soluções para o desenvolvimento turístico do estado do Tocantins. Para isso, as professoras Stephanni Sudré e Andressa Ramalho, coordenadora e vice-coordenadora do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo (Câmpus de Araguaína), respectivamente, irão apresentar os produtos Startur - Incubadora de Talentos e o NTAN - Núcleo do Turismo em Áreas Naturais. Ambos visam desenvolver fontes de atuação, tanto no âmbito mercadológico (Startur), como no âmbito do desenvolvimento sustentável e participativo (NTAN).

A proposta dos produtos é fomentar a economia do Tocantins no segmento turístico, “Estamos trabalhando nessas duas frentes importantes de trabalho, priorizando o desenvolvimento com planejamento estratégico, sustentável e participativo, integrando o mercado, o poder público e a academia”, informou Andressa Ramalho.

Entre as ações desenvolvidas pelo Startur está a consultoria ao mercado hoteleiro e agências de viagens e turismo. As consultorias são direcionadas ao setor turístico da região – como, por exemplo, hoteleiros, agências de viagens, operadoras, receptivos, guias de turismo, setor de A&B, empresas de entretenimento - devido à importância de aporte ofertado pelo o programa para o desenvolvimento e consolidação do produto turístico regional.

Já o NTAN, desenvolve projetos que vislumbram o desenvolvimento de competências profissionais para a efetiva gestão do turismo em áreas naturais. Percebendo a rica diversidade turística natural existente no estado do Tocantins, os pesquisadores enxergaram uma oportunidade para contribuir com o desenvolvimento econômico por meio do turismo e consultorias.

Além disso, o núcleo estuda o desenvolvimento do Ecoturismo e do Turismo Rural no Tocantins, aproveitando a peculiaridade dos atrativos naturais do estado para fomento da atividade turística. “O Estado do Tocantins tem como atrativo turístico principal suas belezas naturais - e a natureza é exuberante em seu território”, destaca a professora Andressa Ramalho.

Os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo são em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Secretaria de desenvolvimento econômico de Araguaína, o Labtur.

Equipe Laboratório de Turismo (Foto: Divulgação)

Sobre o NTAN

O Núcleo de Turismo em Áreas Naturais – NTAN - tem como objetivo central, promover a interdisciplinaridade dos saberes através das ações que vinculam o ensino, pesquisa e extensão em turismo; estimulando o conhecimento técnico e prático da atividade turística em áreas naturais e suas vertentes no Estado do Tocantins.

Sobre a Startur

O Programa Incubadora de Talentos (STARTUR)  surge das necessidades de ações práticas em Gestão de Turismo como forma de desenvolvimento e apoio a propostas multi, trans e interdisciplinares. O programa abrange núcleos e projetos de estímulo e apoio à pesquisa científica, inovação e empreendedorismo para alunos, e funciona no formato de uma incubadora de projetos. Suas atividades acontecem de forma complementar e integrada às atividades didáticas nas disciplinas do curso.

marcador(es): Propesq,Agrotins