Página inicial > Últimas Notícias > Empresas juniores da UFT mostram portfólio de serviços na Agrotins
Agrotins 2019

Empresas juniores da UFT mostram portfólio de serviços na Agrotins

Por Thuany Gonçalves | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2019, 16h00 | Última atualização em Quinta, 30 de Mai de 2019, 18h20

No estande da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), as empresas juniores Tesla Engenharia – Serviços e Consultoria, do curso de Engenharia Elétrica e a Amb Jr. Engenharia, do curso de Engenharia Ambiental, ambas do Câmpus de Palmas, apresentam seus portfólios de serviços, produtos e projetos aos visitantes. Formadas por acadêmicos orientados por professores dos cursos, os integrantes visam divulgar o nome das empresas e encontrar futuros clientes.

Dentre os serviços ofertados e os projetos da exposição, a Tesla Engenharia, apresenta um sistema de chocadeira a base de energia solar, tendo em vista que a radiação presente no Tocantins, atrelada a utilização de painéis e lâmpadas de alta potência, contribuem para acelerar o processo do aparelho. Também serão expostos uma bomba de água solar e ainda, um novo projeto da empresa, a automação de silos.

A Tesla atua, sobretudo, na área urbana. O presidente da Tesla, José Victor Vilardo, frisa que o intuito em expor esses projetos na Agrotins, é fazer a divulgação, além do encontro com possíveis clientes. “Nossa ideia foi transformar produtos para a área rural também. Pensamos em oferecer um sistema fora da rede além do que já é conectado à ela. Nós sabemos que existem fazendas onde não chega energia elétrica, então podemos fazer um sistema solar ligado à baterias que, durante o dia, gera energia e à noite estará abastecido”, detalha.

No curso de Engenharia Ambiental, o presidente da AMB Jr. Engenharia, Maildo Coelho, destaca que o propósito dos integrantes em apresentar a empresa ao público é mostrar os serviços oferecidos. “Olhar pelo lado sustentável, prezar pela qualidade e eficiência de projetos na área ambiental, tanto para os acadêmicos, quanto para os clientes é o nosso foco nessa Feira tão grande que é a Agrotins”, pontua.

Tesla Engenharia – Serviços e Consultoria

• SPDA: elaboração de projeto dos sistemas de proteção contra descarga elétrica;
  • Cabeamento estruturado: importante para a valorização de qualquer imóvel e para um bom desempenho da infraestrutura de TI;
  • Energia solar fotovoltaica: consiste na geração de energia elétrica através da luz do sol, utilizando como princípio o efeito fotovoltaico;
  • Projetos elétricos: RDU, RDR e projetos de baixa tensão (instalação elétrica predial ou industrial, seguindo as diretrizes da concessionária que fornece energia elétrica a Palmas);
  • Desenvolvimento de software: busca conceitos relevantes para a organização e padronização da qualidade no desenvolvimento de aplicações;
  • Laudos técnicos: verificação de possíveis problemas na instalação elétrica e SPDA;
  • Eficiência energética: práticas e soluções inteligentes para solução dos problemas acarretados com o uso de energia elétrica de forma dispendiosa.

AMB Jr. Engenharia

• Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS: Identifica os geradores de resíduos sólidos, o tipo e a quantidade gerada. Dessa forma, é possível dar a destinação final ambientalmente adequada aos resíduos produzidos.
  • Outorga de água: Direito de uso de recursos hídricos, no qual um órgão do poder público autoriza a utilização, por exemplo, em um sistema de irrigação que capta a água do rio, é necessária uma licença que comprove a quantidade de água a ser utilizada.
  • Educação ambiental: Voltada para a conscientização dos indivíduos sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, conservando as reservas naturais e não poluindo o meio ambiente.
  • Licenciamento ambiental: Exercer o controle prévio realiza o acompanhamento de atividades que utilizam recursos naturais, que sejam poluidoras ou que possam causar degradação do meio ambiente.
marcador(es): Propesq,Pesquisa,Agrotins