Página inicial > Últimas Notícias > Empresas juniores da UFT mostram portfólio de serviços na Agrotins
Agrotins 2019

Empresas juniores da UFT mostram portfólio de serviços na Agrotins

Por Thuany Gonçalves | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2019, 16h00 | Última atualização em Quinta, 30 de Mai de 2019, 18h20
// // //

No estande da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019), as empresas juniores Tesla Engenharia – Serviços e Consultoria, do curso de Engenharia Elétrica e a Amb Jr. Engenharia, do curso de Engenharia Ambiental, ambas do Câmpus de Palmas, apresentam seus portfólios de serviços, produtos e projetos aos visitantes. Formadas por acadêmicos orientados por professores dos cursos, os integrantes visam divulgar o nome das empresas e encontrar futuros clientes.

Dentre os serviços ofertados e os projetos da exposição, a Tesla Engenharia, apresenta um sistema de chocadeira a base de energia solar, tendo em vista que a radiação presente no Tocantins, atrelada a utilização de painéis e lâmpadas de alta potência, contribuem para acelerar o processo do aparelho. Também serão expostos uma bomba de água solar e ainda, um novo projeto da empresa, a automação de silos.

A Tesla atua, sobretudo, na área urbana. O presidente da Tesla, José Victor Vilardo, frisa que o intuito em expor esses projetos na Agrotins, é fazer a divulgação, além do encontro com possíveis clientes. “Nossa ideia foi transformar produtos para a área rural também. Pensamos em oferecer um sistema fora da rede além do que já é conectado à ela. Nós sabemos que existem fazendas onde não chega energia elétrica, então podemos fazer um sistema solar ligado à baterias que, durante o dia, gera energia e à noite estará abastecido”, detalha.

No curso de Engenharia Ambiental, o presidente da AMB Jr. Engenharia, Maildo Coelho, destaca que o propósito dos integrantes em apresentar a empresa ao público é mostrar os serviços oferecidos. “Olhar pelo lado sustentável, prezar pela qualidade e eficiência de projetos na área ambiental, tanto para os acadêmicos, quanto para os clientes é o nosso foco nessa Feira tão grande que é a Agrotins”, pontua.

Tesla Engenharia – Serviços e Consultoria

• SPDA: elaboração de projeto dos sistemas de proteção contra descarga elétrica;
  • Cabeamento estruturado: importante para a valorização de qualquer imóvel e para um bom desempenho da infraestrutura de TI;
  • Energia solar fotovoltaica: consiste na geração de energia elétrica através da luz do sol, utilizando como princípio o efeito fotovoltaico;
  • Projetos elétricos: RDU, RDR e projetos de baixa tensão (instalação elétrica predial ou industrial, seguindo as diretrizes da concessionária que fornece energia elétrica a Palmas);
  • Desenvolvimento de software: busca conceitos relevantes para a organização e padronização da qualidade no desenvolvimento de aplicações;
  • Laudos técnicos: verificação de possíveis problemas na instalação elétrica e SPDA;
  • Eficiência energética: práticas e soluções inteligentes para solução dos problemas acarretados com o uso de energia elétrica de forma dispendiosa.

AMB Jr. Engenharia

• Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS: Identifica os geradores de resíduos sólidos, o tipo e a quantidade gerada. Dessa forma, é possível dar a destinação final ambientalmente adequada aos resíduos produzidos.
  • Outorga de água: Direito de uso de recursos hídricos, no qual um órgão do poder público autoriza a utilização, por exemplo, em um sistema de irrigação que capta a água do rio, é necessária uma licença que comprove a quantidade de água a ser utilizada.
  • Educação ambiental: Voltada para a conscientização dos indivíduos sobre os problemas ambientais e como ajudar a combatê-los, conservando as reservas naturais e não poluindo o meio ambiente.
  • Licenciamento ambiental: Exercer o controle prévio realiza o acompanhamento de atividades que utilizam recursos naturais, que sejam poluidoras ou que possam causar degradação do meio ambiente.
marcador(es): Propesq,Pesquisa,Agrotins