Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Universidade apresenta tecnologias e serviços que versam sobre sustentabilidade
Início do conteúdo da página
FEIRA DE EXPOSIÇÃO

Universidade apresenta tecnologias e serviços que versam sobre sustentabilidade

Por Bruna Santos | Supervisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 06 de Mai de 2019, 17h05 | Última atualização em Segunda, 06 de Mai de 2019, 17h05

A Universidade Federal do Tocantins estará presente em mais uma edição da maior feira da Região Norte, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) 2019. Com diversas exposições tecnológicas, a UFT apresentará produtos e consultorias desenvolvidas na Universidade. Confira algumas das exposições que estarão presentes no evento este ano. 

Protótipo de casa em adobe

A tecnologia em adobe foi predominantemente utilizada no período do Brasil Colonial. Destaques no ciclo do ouro, as cidades históricas do país possuem diversas construções realizadas por meio dessa tecnologia, assim como o estado do Tocantins, no qual destacam-se as cidades como Natividade, Porto Nacional e Arraias, pioneiras nesse tipo construção, no país.

Segundo o professor e pesquisador do colegiado de Engenharia Civil da UFT, Bruno Carrilho de Castro, a tecnologia de construção em adobe é um retrato cultural da época, onde os tijolos eram fabricados com o solo do local e misturados com água e palha. "Os tijolos não iam ao forno como vão hoje", explica o pesquisador. 

A UFT apresentará um protótipo de casa em adobe, expondo sua história, seus benefícios e suas linhas de pesquisa. "A ideia da exposição é apresentar uma linha de pesquisa e extensão que busca resgatar e registrar essa tecnologia, de modo que ela volte à realidade presente, por assim dizer. É uma tecnologia adequada para o nosso clima, ao contrário de outras que usamos no dia a dia", afirma Carrilho. 

Alternativas sustentáveis do uso da madeira

Produtos desenvolvidos no Laboratório de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais Os produtos desenvolvidos no Laboratório de Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais do curso de Engenharia Florestal também estarão expostos no stand da UFT na Agrotins 2019. Estarão sendo demonstrados usos de painéis de cimento-madeira e gesso-madeira, que substituem a argamassa comum usada na construção civil, a estufa solar de secagem da madeira - que diminui significativamente o consumo de energia elétrica -, as nanofibras de celulose, que são um material renovável e biodegradável; e o bio-óleo obtido da queima de fontes lignocelulósicas.

 

 

 

 

 
 
 
 
Sistema de Energia Solar para Residências

 Membros da Liga de Energia Solar da UFT (LiES) (Foto: bruna.santos)A Liga de Energia Solar (LiES/UFT) também estará presente na Feira, promovendo um bate-papo e prestando consultoria ao público que tem interesse na instalação de sistemas fotovoltaicos, esclarecendo dúvidas e explicando os benefícios tanto ambientais quanto financeiros desse tipo de energia. 

 

 

 

 

 
 
 
Núcleo de Estudos em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 

Horta do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável da UFTNeads_03Maio19.jpg (Foto: bruna.santos)O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (Neads) vai apresentar técnicas agroecológicas exercitadas pela equipe Núcleo e realizará trocas de experiências com rodas de conversa para absorver sobre as tecnologias de produção de alimentos que vão além de produzir sem agrotóxicos, conforme informação da professora Keile Beraldo do colegiado de Ciências Econômicas, e uma das integrantes do Neads.

registrado em:
Fim do conteúdo da página