Página inicial > Últimas Notícias > Cursos EaD rompem a “distância” para o processo de formação superior
VALORIZAÇÃO

Cursos EaD rompem a “distância” para o processo de formação superior

Por Caroline Falcão | Publicado: Quinta, 02 de Mai de 2019, 17h09 | Última atualização em Quinta, 02 de Mai de 2019, 17h17

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) se destaca pela oferta de ensino público, gratuito e de qualidade no Tocantins, sendo que nos últimos anos a modalidade de ensino a distância (EaD) vem levando formação a regiões que não possuem educação superior. É o ensino por meio dos cursos EaD rompendo a “distância” social e cultural em que se encontra a maior parte das pessoas, principalmente em nosso Estado.

Na UFT, a modalidade de ensino a distância é ofertado por meio da Diretoria de Tecnologias Educacionais (DTE), desde o ano de 2006. De lá para cá, 841 alunos conseguiram cursar o ensino superior por meio de um dos cursos EaD ofertados, conforme informações da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Atualmente, os cursos EaD disponibilizados são: Administração Pública, Química, Física, Biologia, Matemática e a especialização em Educação em Matemática. Conforme a diretora de Tecnologias em Educação, Suzana Gilioli, a UFT já tem outros cursos aprovados, “porém estamos aguardando o envio de recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para início, como o curso de Música EaD, pois o objetivo é ampliar a oferta de vagas nos novos polos de ensino,” destaca.

No momento, a UFT conta com 23 polos de educação a distância espalhados pelo Tocantins. “A distribuição dos polos por nosso Estado permite a inserção de alunos que não tiveram condições de frequentar o ensino superior na modalidade presencial. Nossos polos estão espalhados por todo estado e possibilitam que moradores de municípios distantes de nossos câmpus também possam ter acesso à Universidade, como, por exemplo, as comunidades indígenas e quilombolas, que geralmente são mais afastadas e passam a ter oportunidade de cursarem o ensino superior”, explica Suzana.

Como funciona

Os cursos EaD da UFT são disponibilizados por meio do ambiente virtual de aprendizagem para as disciplinas de cursos presenciais e também é adotado o Moodle como ferramenta. O sistema pode ser acessado em ead.uft.edu.br. Neste caso, Suzana acrescenta que está sendo desenvolvidas capacitações para a equipe técnica e docente, na busca de oferecer um Ambiente Virtual de Aprendizagem com recursos e ferramentas mais inovadoras que tornarão os cursos mais interativos e atraentes para os alunos.

Já a forma de ingresso é feito por meio de edital publicado pela Comissão Permanente de Seleção (Copese), sendo que o processo seletivo é feito por meio de análise curricular, no qual consiste na contagem da experiência profissional aceita como requisito de seleção e classificação, conhecido como Barema, um instrumento que facilita e objetiva a valoração de dados pessoais conforme a experiência acadêmico-profissional do candidato.

No final do ano de 2018, ocorreu o último processo de seleção para o preenchimento de 300 vagas dos Cursos de Licenciatura em EAD ofertados no âmbito do Sistema Integrado da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A periodicidade para ingresso aos cursos EaD da UFT depende de liberação de recursos vindos da Capes.

(clique para ver a imagem em tamanho maior)

marcador(es): DTE,Home,valorização