Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Educação do Campo recebe nota máxima do Ministério da Educação
Arraias

Curso de Educação do Campo recebe nota máxima do Ministério da Educação

Por Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 12h33 | Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2019, 16h39

Ainda jovem, com sua primeira turma formada em novembro do ano passado, o curso de Educação do Campo tem se mostrado para o que veio. Na sua última avaliação pelo Ministério da Educação (MEC) ele recebeu a nota 5, que é a nota máxima atribuída pelo órgão. De acordo com o MEC, isso representa que o curso tem alto nível, devendo ser visto como referência pelos demais nos aspectos relacionados ao ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão e o corpo docente.

Outorga de Grau da primeira turma de Educação do Campo no Câmpus de Arraias, em 30 novembro de 2018 (Foto: Divulgação)Outorga de Grau da primeira turma de Educação do Campo no Câmpus de Arraias, em 30 novembro de 2018 (Foto: Divulgação)

Para a aluna da primeira turma de Educação do Campo e atualmente mestranda em Educação pela UFT, Lília Reijane Menezes, essa nota é motivo de muito orgulho. “Fico muito contente em ter contribuído para que nosso curso tenha sido avaliado com nota máxima do MEC. Isso é resultado de um trabalho coletivo voltado realmente para uma formação integral do sujeito, numa perspectiva de um sujeito ético, político, crítico, reflexivo e criativo. Além disso, a equipe do curso tem focado no verdadeiro papel da universidade - Ensino, Pesquisa e Extensão”.

Adriana Demite Stephani, diretora substituta do Câmpus de Arraias, destaca que a conquista reflete que o planejamento e o trabalho coletivo desenvolvidos até aqui tem obtido resultados positivos e é e preciso celebrar essas conquistas, sem perder o foco nos novos objetivos: “O Câmpus tem como visão tornar todos os cursos referência local e regional”, afirma ela.

Segundo o coordenador do curso, professor Waldir Pereira da Silva, é um momento muito especial e significativo para o curso, para o Câmpus de Arraias e para a Universidade. "Em tempos difíceis, ser avaliado pelo MEC com nota máxima é um privilégio e fruto de um trabalho coletivo. Nosso lema nessa jornada foi 'Um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: esforça-te'. Os 15 docentes, a secretária, alunos (as) e egressos do curso, a Direção do Câmpus e os demais setores administrativos, e a gestão da Universidade muito contribuiram e fazem parte desta conquista", disse o coordenador.

A pró-reitora de Graduação da UFT, professora Vânia Passos, diz que o relatório do MEC ressaltou diversos pontos positivos, como a organização didático-pedagógica, a perspectiva interdisciplinar, a pedagogia de alternância e o diálogo com as comunidades camponeses, quilombolas e escolas do campo, entre outros. "Isso proporcionou à Universidade uma inserção muito rica nas comunidades. Um curso com essa pontuação ressalta todo um alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e, consequentemente ao Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Demonstra também um forte empenho da equipe gestora do curso, Câmpus e gestão superior nesse processo de articulação entre docentes, técnicos e discentes, na luta constante por uma universidade pública, gratuita e de qualidade inovadora", enfatiza a pró-reitora. (Colaborou Samuel Lima/Sucom)

Leia mais sobre o curso de Educação do Campo na UFT

Saiba quais outros cursos foram avaliados pelo MEC