Página inicial > Últimas Notícias > IV Seminário de Integração recebe palestrante internacional
Curso de Jornalismo

IV Seminário de Integração recebe palestrante internacional

Por Luciana Santal | Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 17h40 | Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 10h32

Evento ocorre nos dias 29 e 30 de abril

Para recepcionar os estudantes que ingressaram no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no semestre letivo 2019/1, a Coordenação do curso organizou algumas atividades que vão compor o 4º Seminário de Integração. A ideia do evento é a de aproximação entre a nova turma e os veteranos e corpo docente para facilitar esse início de jornada, com ações de cunho informativo.

Logo após, terá início a palestra “Jornalismo sem fronteiras: formação e conexões lusófonas”, ministrada pela licenciada em Gestão de Empresas pela Nova Business School, Laura Vidal. A palestrante é nascida em Portugal e possui cidadania angolana também. Fez intercâmbio na Universidade Católica do Rio de Janeiro, momento em que frequentou cursos nas áreas de marketing, inovação, empreendedorismo e colaborou em diversos projetos de cunho social e cultural.

Parceria internacional

A experiência aliada a sua trajetória profissional levou Laura à Conexão Lusófona, uma associação juvenil sem fins lucrativos que se tornou uma rede global de jovens da lusofonia, ligados pelas novas tecnologias de comunicação, com projetos diversos e existência jurídica em vários países. Lusofonia caracteriza-se como o conjunto de países que têm o português como língua oficial ou dominante.

A parceria com a Conexão Lusófona é fruto da atividade do Núcleo de Práticas Jornalísticas (NUJOR), e a palestra da Laura é a primeira ação de internacionalização do Núcleo. Segundo a professora Valquíria Guimarães, membro da comissão organizadora do evento, esta é uma excelente oportunidade de aprendizado para os alunos do curso. “Com a vinda da Laura, os estudantes poderão ouvi-la, conhecer o trabalho da Conexão Lusófona e também atuar no Clube de Jornalismo, já que vamos desenvolver agora uma parceria com a associação portuguesa. A Conexão Lusófona busca, por meio da Língua Portuguesa, aproximar os países lusófonos e também o empoderamento dos jovens como atores produtivos de conteúdo”, explica.

Programação

A partir das 19 horas do dia 29 de abril, no Miniauditório I do Caleidoscópio no Câmpus de Palmas, haverá uma sequência de apresentações: primeiramente, dos professores de Jornalismo; em seguida, dos membros do Centro Acadêmico, do Setor de Apoio ao Estudo e à Carreira (SAE/Apec) e do Sindicato dos Jornalistas. Haverá ainda o lançamento do aplicativo Calango Móvel, e a programação se encerra com a palestra Jornalismo sem fronteiras.

Na manhã do dia 30 de abril, para um alcance maior de público, as atividades de apresentação do aplicativo Calango Móvel e a palestra serão realizadas novamente, a partir das 8h30. A inscrição pode ser feita pelo formulário eletrônico disponível aqui, e também pode ser feita local e horário do evento. A participação dará direito a um certificado de 4 horas.

marcador(es): Palmas,Jornalismo