Página inicial > Últimas Notícias > I Semana Acadêmica Integrada reúne cursos de Direito da UFT e da Unitins
PALMAS

I Semana Acadêmica Integrada reúne cursos de Direito da UFT e da Unitins

Por Thuany Gonçalves | Revisão: Samuel Lima | Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 17h01 | Última atualização em Segunda, 22 de Abril de 2019, 17h51

Começa nesta terça (23) e vai até a quinta-feira (25), a I Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O evento ocorrerá no Câmpus de Palmas, com atividades nos períodos matutino e noturno.

Na programação, os acadêmicos podem participar da Aula Magna, oficinas e palestras. As atividades matutinas serão desenvolvidas no Bloco C, Câmpus de Palmas, a partir das 9h. Já no período da noite, as atividades serão no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), a partir das 19h. Para o encerramento da Semana Integrada, um júri simulado vai ser apresentado sob orientação do defensor Danilo Michelini, visto que a Escola Superior da Defensoria Pública é uma das colaboradoras para a realização do evento.

O coordenador do curso de Direito, professor Vinicius Pinheiro Marques, destaca que a realização do evento em conjunto parte do pressuposto e do reconhecimento de que as instituições públicas de ensino são os alicerces de um estado democrático de direito. “Aqui no Tocantins os cursos de Direito da UFT e da Unitins são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e Ordem dos Advogados do Brasil como os melhores do estado. Esse evento integrado representa um forte compromisso com o desenvolvimento das ciências jurídicas no Tocantins”, pontua.

Kaio Valadão, presidente do CA de Direito-UFT, explica que essas atividades contribuem para aumentar o público, tendo em vista que ultimamente atrair alunos para os eventos está mais difícil. “É bom para os alunos aproveitarem essa oportunidade. Além de entrar em contato com os palestrantes, os acadêmicos também interagem entre si e a programação atende os anseios dos dois cursos”, frisa.

Até o momento, mais de 300 inscrições já foram realizadas; elas podem ser efetivadas por meio do link . Caso as vagas não sejam todas preenchidas, os interessados ainda poderão realizá-las na abertura do evento, presencialmente. Os participantes da Semana receberão certificado de 40h.

Homotransfobia e o STF

O tema central do palestrante convidado - o professor doutor Alexandre Franco, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec/Belo Horizonte) - será “Homotransfobia e o STF: discutindo gênero e violência”. Para Franco, é importante destacar a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que visa criminalizar a homotransfobia. “No evento, vou falar da omissão do Congresso em legislar sobre o tema e o desafio do STF em tentar tratar a questão e estar recebendo críticas por legislar. Além de trazer assuntos sobre gêneros, desafios do direito e questões de diversidade”, antecipou.

Confira abaixo a programação no fôlder do evento:

marcador(es): Palmas,Direito,Home