Página inicial > Últimas Notícias > Calouradas indígenas e quilombolas movimentam câmpus da UFT
PORTO NACIONAL E TOCANTINÓPOLIS

Calouradas indígenas e quilombolas movimentam câmpus da UFT

Por Vinicius Venâncio | Supervisão: Samuel Lima | Publicado: Quinta, 18 de Abril de 2019, 12h18 | Última atualização em Quinta, 18 de Abril de 2019, 18h51

Com o objetivo de integrar a universidade por meio dos valores da diversidade cultural, do respeito às diferenças e da valorização dos povos e culturas indígenas do estado do Tocantins, estudantes indígenas do Câmpus de Porto Nacional organizaram o III Seminário Acadêmico Indígena.

III Semana Acadêmica Indígena (Foto: Divulgação)

O evento é realizado anualmente na UFT e abordou temas fundamentais sobre as questões indígenas no Brasil como: cultura, tradições, direitos indígenas, ações e políticas indigenistas e os trabalhos produzido pelo grupo PET Indígena. A programação contou com apresentações culturais, palestras, mesas-redondas e oficinas.

O Seminário é uma realização entre o Curso de Ciências Sociais e do PET Indígena.

Calourada Indígena e Quilombola

A Calourada Indígena e Quilombola do Câmpus de Tocantinópolis foi realizada, na última segunda-feira (15), pelo Comitê Local de Ações Afirmativas do Câmpus de Tocantinópolis. O evento de acolhimento contou com apresentação cultural de literatura Indígena e com a presença da estudante Indígena Andressa Apinajé, que compartilhou suas experiências como estudante no Câmpus de Tocantinópolis, chamando atenção para os desafios, mas também para a transformação promovida pelo Curso de Pedagogia em sua vida.

Calourada Indígena e Quilombola (Foto: Divulgação)

O Comitê Local já está em processo de organização da Plenária Local, que será realizada no dia 10 de maio, no Câmpus de Tocantinópolis. O evento contará a presença da Presidente do Comitê Geral de Ações Afirmativas da UFT, Solange Aparecida do Nascimento.

Visita à UFTFM

A Rádio UFT FM recebeu, nesta última terça-feira (16), estudantes indígenas da etnia Xerente e envolveu cerca de 40 alunos. Na ocasião, os acadêmicos visitaram a redação e os estúdios de audiovisual, de rádio e de Web TV.