Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Revista Brasileira de Educação do Campo recebe Qualis B1 na última avaliação da Capes
Início do conteúdo da página
TOCANTINÓPOLIS

Revista Brasileira de Educação do Campo recebe Qualis B1 na última avaliação da Capes

Por Cynthia Barreto | Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 11h57 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 17h36

A Revista Brasileira de Educação do Campo, vinculada ao curso de graduação de Educação do Campo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Tocantinópolis, tem Qualis B1 no segmento ensino e B2 no segmento educação. De acordo com o editor da revista, Gustavo Cunha de Araújo, a expectativa é que, para a avaliação que vai acontecer este ano, a revista receba Qualis A.

A última avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aconteceu em julho de 2017, em relação ao triênio de 2013 a 2016. Segundo Gustavo Cunha, nesse período, o periódico ainda não possuía Qualis. “Até aquele momento a revista ainda não possuía nenhum tipo de Qualis, estávamos trabalhando na sua estruturação e reconhecimento”, lembra.

Embora a revista quando criada, em 2016, tenha encontrado desafios para atrair publicadores, por ainda não possuir Qualis, o nome da publicação contribuiu bastante, por chamar atenção e por ser a única com a denominação Educação do Campo. “É a única revista do Brasil específica dessa área, a única com esse nome, entendemos que isso corroborou para que os professores e pesquisadores da área procurassem a revista”. O professor destaca também que houve muito esforço e trabalho para a revista receber uma avaliação positiva como B1, em sua primeira avaliação. “Lógico, também que teve um trabalho árduo para melhorar as diretrizes da revista, as bases de indexação nacional e internacional. Isso também contribuiu com o qualis da revista”.

Nova avaliação 2019

A nova avaliação tem previsão de ser realizada e divulgada pela Capes ainda neste semestre. A expectativa em relação ao novo resultado é bem positiva, que a revista receba um Qualis A. “Hoje, a revista tem as condições e critérios para receber um Qualis A e espero que a Capes perceba isso”, declarou o editor da revista.

Submissão de trabalhos

A revista recebe artigos de todas as áreas relacionadas à educação no campo. Nesse segmento entra áreas como formação de professores, políticas públicas, questões indígenas, educação de jovens e adultos, questões agrárias, etc. De acordo com o editorial da revista, ela abrange diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, área da física, da matemática, da pedagogia, das ciências.

Fim do conteúdo da página