Página inicial > Últimas Notícias > Maqueiro do HDT-UFT ajuda a melhorar a autoestima de pacientes
solidariedade

Maqueiro do HDT-UFT ajuda a melhorar a autoestima de pacientes

Por Daianni Parreira | Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 11h41 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 11h41

Tudo começou em 2016, quando Alexandro dos Santos teve a iniciativa de cortar o primeiro cabelo no hospital.

A história começa em 2016, quando o maqueiro do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) Alexandro dos Santos teve a iniciativa de cortar o cabelo de um paciente voluntariamente, e segundo ele, a experiência foi tão gratificante que não parou mais. A unidade de saúde fica instalada no município de Araguaína (TO) e faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Além de ajudar a melhorar a higiene e aparência da pessoa, melhora sua autoestima”, disse o maqueiro que até hoje já realizou em média uns 30 cortes de cabelo e a cada experiência vai melhorando a técnica com sua máquina. Ele conta que em sua rotina de trabalho, ficava observando os pacientes, e notava que alguns ficam internados no hospital por muito tempo, e o cabelo acaba crescendo, naturalmente.

O profissional exerce as atividades de maqueiro no HDT-UFT desde 2013, e seu segundo ofício é realizado sem prejuízo de suas atividades e observando as normas de segurança, esterilização e higiene. “A escolha do paciente é feita de forma natural, fico observando e identifico alguém que esteja precisando, e se a pessoa topar, eu corto. Acontece também de acompanhantes dos pacientes me procurarem para eu aparar o cabelo do marido ou do filho, ou da pessoa que esteja de acompanhante. Mas o melhor de tudo mesmo é poder estar ajudando o próximo, me sinto feliz por isso”, conclui.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.​

marcador(es): Araguaína,HDT,Home,HDT-UFT