Página inicial > Últimas Notícias > Cursos de Filosofia e Teatro preparam programação para receber seus calouros e veteranos
Acolhimento

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 11h09 | Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 11h11

Com a intenção de acolher os novos estudantes em um ambiente agradável e repleto de informações úteis para sua nova jornada, as coordenações dos cursos de Filosofia e Teatro da UFT de juntaram para realizar a recepção dos calouros 2019/01. A programação será realizada entre os dias 15 a 17 de abril, no Bloco D, Sala 04, do Câmpus de Palmas.

O coordenador do curso de Filosofia, Eduardo Simões, explica que desde o segundo semestre de 2017 as Coordenações dos dois cursos vêm desenvolvendo uma programação de acolhimento aos calouros. Trata-se de um movimento que visa inserir o acadêmico, desde o primeiro dia em que chega à instituição, no mundo universitário.

No evento é oportunizado, desde o início, que o acadêmico conheça a estrutura organizacional da UFT, daqueles setores com os quais irão dialogar com frequência e nos quais buscarão respaldo para muitas das suas necessidades. Além disso, trata-se também da oportunidade de conhecer boa parte do corpo docente dos cursos, visto que os professores também são convidados a participarem do evento, inclusive, fazendo parte de mesas-redondas sobre assuntos concernentes aos campos de Filosofia e de Teatro.

Simões explica que esse também é o momento para que dos Centros Acadêmicos de Filosofia e Teatro possam acolher os seus novos colegas de curso, criando assim, um clima de harmonia e parceria desde o momento do ingresso. “Trata-se de um momento ímpar onde os cursos acolhem os seus calouros e lhes asseguram tranquilidade em trilhar os seus caminhos e a UFT desvela toda a sua grandeza e importância para o Estado do Tocantins”, destaca ele.

• Dia 15.04

Recepção

19h – Apresentação cultural

19h30 – Apresentação das coordenações dos cursos

Entendendo o Funcionamento da UFT

19h50 às 20h10 - Pró-reitoria de Assuntos Estudantis

20h10 às 20h30 - Direção do Campus de Palmas

20h30 às 20h50 - Secretaria Acadêmica

20h50 às 21h10 - Biblioteca Central

21h10 às 21h30 - Programa de Apoio Psicopedagógico

• Dia 16.04

19:00h – Apresentação cultural

Mesa-redonda:

19h30 às 20h05 – “O ressentimento como chave teórica para a compreensão dos fundamentalismos” | Prof. Dr. João Paulo Simões Vilas Boas

20h05 às 20h40 – “Relato de uma experiência” | Prof. Dr. Leon Farhi Neto

20h40 às 21h15 – “Arte e Terapia” | Prof. MSc. Marcial Azevedo

Mediação: Prof. Dr. José Soares das Chagas

21h50 – Debate

•  Dia 17.04

Programação dos Centros Acadêmicos de Filosofia e de Teatro

Saiba mais

A mesa-redonda "O ressentimento como chave teórica para a compreensão dos fundamentalismos" vai tratar dos resultados da pesquisa que João Paulo Simões desenvolveu durante seu pós-doutorado. De acordo com o palestrante, ele vai mostrar a situação catastrófica de violência - em suas variadas formas - associada aos fundamentalismos em todo o mundo e apontando o caminho para uma solução eficiente, que deve passar por uma adequada compreensão do problema.

“Em meu doutorado, busquei associar o fundamentalismo às idéias de Nietzsche usando o fio condutor do niilismo. Com isso, consegui esclarecer vários aspectos importantes deste fenômeno, incluindo a pergunta: por que em geral alguém se torna fundamentalista? O que leva um indivíduo a se unir a algum desses grupos fanáticos religiosos radicais?”, explica ele.

marcador(es): Palmas,Teatro,Home,Filosofia