Página inicial > Últimas Notícias > Palestra sobre câncer alerta trabalhadores do HDT-UFT sobre a importância da prevenção
ARAGUAÍNA

Por Daianni Parreira | Publicado: Terça, 02 de Abril de 2019, 12h00 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 12h09

Na tarde da ultima quinta-feira (28), profissionais da área médica, assistencial, administrativa, e estudantes reuniram-se para um debate sobre o câncer no colo do útero e o de mama, no Hall da Ala B do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A ação foi promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em parceria com o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost).

A palestra que abriu o debate foi realizada pelo enfermeiro de uma das Unidades Básicas de Saúde de Araguaína (TO), Rogério Henrique Eugênio Carvalho, e pelas internas de medicina Luiza Dandara e Paula Galvan. Em seguida, o enfermeiro e as estudantes conduziram as discussões acerca das causas, sintomas e tratamento das enfermidades em questão, com enfoque na prevenção, efetivada com a realização de consultas periódicas.

O enfermeiro reforçou o quanto é importante esse momento de interação e esclarecimento de dúvidas. “Fiquei feliz em vir novamente ao HDT e poder compartilhar um pouco da nossa experiência; pessoal muito receptivo e participativo. Não deixem de solicitar todos os exames periódicos, principalmente o de ‘Papanicolau’, procedimento simples e rápido que colhe células do colo do útero para análise”, recomendou.

De acordo com o presidente da CIPA, técnico em Segurança do Trabalho, Manoel Joaci Gomes, a ação contou com um público de 51 trabalhadores e teve o intuito de sensibiliza-los para o autocuidado. “O evento abre o ciclo de palestras que ocorrerá mensalmente com temas diversos relacionados a prevenção da saúde, qualidade de vida e segurança no trabalho”, explicou.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

marcador(es): Araguaína,Home,HDT-UFT