Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Psicologia lamenta a morte de Fernando González Rey
nota de pesar

Curso de Psicologia lamenta a morte de Fernando González Rey

Por Coordenação de Psicologia | Publicado: Quinta, 28 de Março de 2019, 13h34 | Última atualização em Terça, 02 de Abril de 2019, 08h42

O Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins, com tristeza e aflição, lamenta o falecimento do querido Professor Fernando González Rey na noite do 26 de março de 2019. O professor González Rey foi um dos autores latino-americanos com maior contribuição para a psicologia e a ciência em geral, através da sua obra original: Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade.

A partir do seu espírito transgressor e criativo, González Rey desafiou os fundamentos cristalizados da psicologia clássica objetivista, para propor a subjetividade como foco teórico-ontológico a partir do qual resgatou a capacidade dos indivíduos e coletivos para resistir e criar alternativas de subjetivação perante as realidades opressoras da contemporaneidade. Em termos institucionais, teve uma significativa presença dentro da proposta curricular do curso de psicologia da nossa universidade, condição que se expressa na formação e atuação crítica, reflexiva e propositiva de docentes e discentes.

O Curso de Psicologia lamenta esta perda irreparável para a psicologia brasileira e internacional, e envia sentimentos de condolências e apoio a seus familiares, amigos e colegas.

Trajetória

Fernando González Rey realizou doutorado em psicologia pelo Instituto de Psicologia Geral e Pedagógica de Moscou, e doutorado em ciência pelo Instituto de Psicologia da Acadêmica de Ciências da União Soviética. Foi presidente da sociedade de psicólogos de Cuba (1986-1989), decano da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana (1995-1990) e vice-reitor desta mesma Universidade (1990-1995). Recentemente, se desempenhava como professor titular e pesquisador do Centro Universitário de Brasília, bem como professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, onde coordenava o grupo de pesquisa “A subjetividade na saúde e na educação”.

Além disso, foi professor convidado para ministrar cursos em diversas instituições de ensino em diferentes partes do mundo, tais como The London School of Economy (Londres, Reino Unido), École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França), Monash University (Melbourne, Austrália), City University of New York (Nova York, EUA), Universidad Autónoma de Madrid (Madri, Espanha), Universidad Autónoma de México (Cidade do México, México), Universidad Valencia (Valência, Espanha), Universidad de Buenos Aires (Buenos Aires, Argentina), Universidad Interamericana de Puerto Rico (Porto Rico, EUA), Universidad Complutense (Madri, Espanha), Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto, Brasil), Universidade de Brasília (Brasília, Brasil), entre outras.

marcador(es): Miracema,Psicologia