Página inicial > Últimas Notícias > Biblioteca e Laboratório de Solos são inaugurados no Câmpus de Araguaína
EXPANSÃO

Biblioteca e Laboratório de Solos são inaugurados no Câmpus de Araguaína

Por Daniel dos Santos | Publicado: Terça, 12 de Março de 2019, 10h07 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2019, 17h44

O Câmpus de Araguaína foi marcado por inaugurações nessa segunda-feira (11). Com a presença da Reitoria, foram inauguradas a Biblioteca na Unidade Cimba e o Laboratório de Pesquisa Científica da Relação Solo, Planta e Animal na Unidade Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ).

Biblioteca vai atender os 11 cursos ofertados pela UFT na Unidade Cimba (Foto: Daniel dos Santos/Sucom)Biblioteca vai atender os 11 cursos ofertados pela UFT na Unidade Cimba (Foto: Daniel dos Santos/Sucom)
Biblioteca

A Biblioteca foi inaugurada já equipada com mesas, cadeiras, ar-condicionado e um extenso acervo de livros voltados aos 11 cursos ofertados na Unidade Cimba. O edifício é constituído de dois pavimentos, sendo um térreo, com área construída de 1.273 m², e o pavimento superior com área construída de 1,228,21 m². O valor total investido na obra foi de R$ 5.724.277,22.

Para além da dimensão física, a vice-reitora, Ana Lúcia de Medeiros, destacou a dimensão simbólica que representa a Biblioteca. "Mais do que um espaço para guardar livros, a Biblioteca é um espaço para a pesquisa, a extensão e para formar cidadãos".

O estudante Dhiogo Thomaz, vice-presidente do Centro Acadêmico de Biologia, reforçou. "Acredito que este espaço é um destrinchar de grandes ideias e grandes ações".

Membros da Gestão Superior da UFT e da Direção do Câmpus de Araguaína e da Unidade EMVZ durante visita às dependências do novo laboratório (Foto: Daniel dos Santos/Sucom)Membros da Gestão Superior da UFT e da Direção do Câmpus de Araguaína e da Unidade EMVZ durante visita às dependências do novo laboratório (Foto: Daniel dos Santos/Sucom)

Laboratório de Solos

O Laboratório de Pesquisa Científica da Relação Solo, Planta e Animal já existia desde 2004. Com a nova estrutura, muito superior, será possível realizar atividades de extensão.

O coordenador do laboratório, Clementino dos Santos, explica que o laboratório é importante sobretudo ao curso de Zootecnia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical (PPGCat). "Atualmente, qualquer análise de solos da região de Araguaína tinha de ser realizada em outro lugar. Porque apesar do corpo técnico composto por mestres e doutores, faltava estrutura para atender ao público externo".

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raphael Pimenta, a inauguração contribui para o próximo passo da Universidade na área: inovação e prestação de serviços. "Além de atender a sociedade com a transferência de tecnologia, a prestação de serviços faz com que a Universidade tenha outra fonte de recursos que podem ser aplicados na graduação e pesquisa".

O laboratório tem área construída de 199 m² e conta com salas de experimento, estufa e moinho, laboratório de microscopia; microbiologia e bioquímica do solo; e análise físco-química. O valor total investido na obra foi de R$ 530.614,71, sendo 269 mil pela UFT e 261 mil pelo convênio junto a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Confira outras imagens das inaugurações da Biblioteca (Cimba) e do Laboratório de Solos (EMVZ):